II Feira Literária de Canudos acontece de 8 a 10 de abril, discutindo arte e resistência sob a ótica do sertão de Conselheiro


Walnice Galvão, Xico Sá, Bráulio Tavares, Manoel Neto, Marcelino Freire, Antônio Olavo e José Celso Martinez estão entre os convidados já confirmados para o evento

A segunda edição da Feira Literária de Canudos (Flican) será realizada de 8 a 10 de abril, de forma virtual, reunindo escritores, pesquisadores, contadores de histórias, músicos e artistas para discutir temas diversos, permeados pelo universo do sertão real e mítico de Antônio Conselheiro. Com atividades que contemplam públicos de todas as idades, a Flican tem ainda, entre outros convidados, os jornalistas Xico Sá e Franklin Martins, os escritores Aleilton Fonseca, Franklin Carvalho e Marcelino Freire, o poeta Bráulio Tavares e os diretores teatrais Paulo Dourado e José Celso Martinez, criador do lendário Teatro Oficina. Entre as atrações musicais estão Targino Gondim, Gereba, Fábio Paes, Roze, a Orquestra Sisaleira de Conceição de Coité e Bião de Canudos.

Durante a II Flican, que é uma realização da Dona Edite Comunicação Integrada, acontecerão palestras, debates, vídeos documentários, exposições e performances artísticas. O modo virtual será potencializado com as redes sociais e recursos tecnológicos avançados, instalações qualificadas e expertises acadêmicas para recolocar na pauta da literatura e da história o simbolismo universal da Guerra de Canudos. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A Flican contará com infraestrutura e apoios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Prefeitura de Canudos e órgãos públicos relacionados e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). Nesta edição, a Flican foi viabilizada por meio do Edital Aldir Blanc, via Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

De acordo com o curador da feira, Luiz Paulo Neiva, a II Flican envolverá as cidades em seu entorno e, neste formato virtual, espera um alcance nacional dada a importância e a simbologia de Canudos para o país.  Se configurará como um conjunto de atividades relacionadas ao conhecimento, à formação, ao apoio ao ensino básico, à produção e à difusão do livro e da literatura brasileira, baiana e regional, tendo como eixo mater de sua temática o sertão, Antônio Conselheiro e Canudos, visando à informação qualificada, ao desenvolvimento do intelecto e ao prazer da escrita e da leitura.

Outra atração da Flican são os esperados depoimentos memoriais de duas descendentes da população remanescente do antigo de Belo Monte e da Segunda Canudos, erguida sobre os escombros da cidade devastada pelas tropas federais: Dora Duru e Joselina Guerra, além de um ex-morador e estudioso do tema, o escritor Eldon Canário. A programação inclui ainda artistas e poetas de destaque na cultural local, como a Banda de Pífano de Canudos e José Américo Amorim. Toda a programação da feira poderá ser conferida, gratuitamente, pelo público no canal Youtube do Campus Avançado da Uneb em Canudos e pela Canudos TV.

Flicanzinha

Nas manhãs da sexta e do sábado (9 e 10/04), a Flicanzinha vai oferecer uma programação especial para o público infantojuvenil. As atividades envolvem contação de histórias, apresentação de cordel e de poesia, visita virtual ao Memorial Antonio Conselheiro e um relato primoroso, à cargo da Profa. Jocilene Valença Varjão, sobre a Aprendizagem e resistência em tempo de pandemia nas escolas do município, e outra sobre a mulher na vivência poética.

Abertura

Mantendo o tema central da primeira edição, O Sertão vai virar arte, a II Flican será iniciada às 14h do dia 8 (quinta-feira), com um Desfile Literário, seguido da performance Interpoéticas, com Vitória Luísa, Sertão Sol e Paloma Aleôncio. A primeira mesa tem início às 14h40, abordando o tema Assombros e Encantados no Imaginário Sertanejo. A mesa contará com a professora da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) Ester Figueiredo e os escritores Franklin Carvalho e Márcio Benjamin.

Ponto de alta relevância, às 16h acontece o lançamento do Selo Flican e a premiação do concurso literário voltado para a produção intelectual dos estudantes de Canudos, com a mediação do secretário municipal de Educação, Roberto Gama, quando serão premiados os melhores colocados. Os textos serão também publicados em livro, cujo projeto gráfico será lançado nessa oportunidade.

A abertura oficial terá início às 19h, com um concerto da celebrada Orquestra Sizaleira. A solenidade contará com a participação dos secretários estaduais da Cultura, Arany Santana, e da Educação, Jerônimo Rodrigues, além do presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho e do prefeito municipal Jilson Cardoso, entre outros.

A conferência inaugural José Calasans, o demiurgo de Canudos será proferida pela professora emérita de teoria literária e literatura comparada da USP, Walnice Galvão, com mais de 42 livros publicados, uma das maiores estudiosas da obra de Euclides da Cunha e da história da luta de maior resistência do sertão brasileiro. 

Homenageados

Esta edição homenageará a quatro personalidades pelas suas valiosas contribuições à preservação da memória e da história de Canudos: o professor José Calasans Brandão da Silva (1915-2015), o educador e jornalista Edivaldo Machado Boaventura (1933-2018), o artista plástico Trípoli Francisco Gaudenzi e o laureado fotógrafo Evandro Teixeira. José Calasans é considerado um dos maiores conhecedores da guerra de Canudos, entrevistou sobreviventes e descendentes do conflito e é autor de várias publicações, entre elas Cartografia de Canudos. Já Edivaldo Boaventura se destacou por incentivar e promover importantes iniciativas e conhecimentos relacionados à temática conselheirista-canudense, criando, quando secretário da educação do Estado, em 1986, o Parque Estadual de Canudos, tendo também publicado livro com o mesmo nome. 

Trípoli Gaudenzi, artista plástico com sensibilidade invulgar, é autor da exposição Canudos Rediviva, que percorreu algumas capitais brasileiras e ultrapassou a fronteira do país para expor em Cuba, França e Alemanha, e publicou o livro Memorial de Canudos; parte da exposição estará exposta na II Flican, no recém-inaugurado Museu João de Régis.

Baiano de Irajuba, Evandro Teixeira iniciou em 1958 sua carreira no jornal O Diário de Notícias. Posteriormente, já no Rio de Janeiro, trabalhou no Diário da Noite, do grupo Diários Associados. Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil. Em seu vasto currículo constam a cobertura de jogos olímpicos e copas do mundo. É autor dos livros Fotojornalismo (1983), Canudos 100 anos (1997) e 68 Destinos: Passeata dos 100 mil (2008). Suas fotografias enriquecem os acervos de museus do Brasil e do exterior, fazendo parte da mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Henri Cartier Bresson, Marc Ribaud e Robert Capa, na Galeria da Leica, em Nova York. Ele e Sebastião Salgado foram os únicos brasileiros participantes

Confira a seguir a programação completa da Flican II:


Programação Flican – 08 a 10 de abril de 2021

08/04 - QUINTA-FEIRA – Tarde

14h – Desfile Literário 

14h30h – Interpoéticas com Vitória Luísa – Sertão Sol e Paloma Aleoncio;

14h40 – Mesa 1: Assombros e Encantados no imaginário sertanejo 

Ester Figueiredo, UESB (Mediadora) 

Franklin Carvalho 

Márcio Benjamin

16h - Selo FLICAN - Premiação: Concurso literário – A produção intelectual dos estudantes de Canudos com Lançamento do projeto do livro: A resistência na palavra

Roberto Gama (Secretário Municipal de Educação de Canudos) - Mediador

17h30 – Encerramento da tarde    


08/04 - QUINTA-FEIRA – Noite


19h – Concerto de Abertura com Orquestra Sizaleira (BA)

19h30 –  Homenagem a: 

                José Calasans; Edivaldo Boaventura; Evandro Teixeira e Tripolli           

                Gaudenzi 

19h50 -  Abertura Oficial:

               Arani Santana – Secretária de Cultura da Bahia

                Jerônimo Rodrigues – Secretário de Educação da Bahia 

                Zulu Araújo – Presidente da Fundação Pedro Calmon

                José Bites de Carvalho – Reitor da UNEB           

                Jilson Cardoso – Prefeito de Canudos

                Roberto Gama – Secretário de Educação de Canudos

                Vanderlei   Leite        - Presidente do IPMC

                Luiz Paulo Neiva – Curadoria da FLICAN 

20h25 - Poesia de Antônio Barreto em homenagem a José Calasans 

20h30 - Conferência Inaugural: José Calasans, o demiurgo de Canudos                                                                Walnice Galvão (USP)


21h30 - Show  Bião de Canudos 


09/04 - SEXTA-FEIRA – Manhã


9h - Abertura


9h - A voz de  Kaila Marcele (Canudos)


9h15 - Dona Durú (Canudos) – depoimento memorial


Flicanzinha


9h20  - Cordel Cantado: Mariane Bigio (PE)

09h50 – Zé Poeta – (Monte Santo)


10h -   Visitando o Memorial Antônio Conselheiro 


10h10 – Mesa 2: Aprendizagem e resistência em tempo de pandemia –                 

                 Superação e criatividade pedagógica nas escolas de Canudos

                  Josileide Varjão Valença –  Secretaria Municipal de Educação


11h30 – Interpoéticas com Mariana Guimarães


11h40 – Encerramento da manhã 


09/04 - SEXTA-FEIRA – Tarde


14h - Banda de Pífanos de Canudos – resistência e encantamento 

                cultural                       


14h10 –  Eldon Canário (BA) – depoimento memorial


14h15 - Mesa 3:  Evocação de Canudos 

               Luiz Paulo Neiva, UNEB (Mediador)

               Manoel Neto, CEEC/UNEB

               Pedro Lima Vasconcelos (UFAL)

               Floriza Sena (IPMC)

              João Batista (Historiador)


15h30 – Cenário da guerra – Visitando o Parque Estadual de Canudos 


15h50 – A força jovem da música em Canudos – Robertinho Kambalacho                     


16h – Interpoéticas com Ádila Madança;


16h10 – Mesa 4:  Literatura, espaço, tempo e pandemia

               Xico Sá (CE)

               Marcelino Freire (PE)

               Antônio Marinho (PE)


17h30 - Encerramento da tarde


09/04 - SEXTA-FEIRA – Noite


19h - Abertura Cultural: a poesia de Zé Américo (Canudos)


19h10 – Museu João de Régis – Com a palavra o Curador Edmilson       

                  Santana


19h20 -  Museu João de Régis:  Olhares e vertigens na memória                                     

                  Flávio de Barros (por Sérgio Guerra), 

                   Evandro Teixeira 

                   Antônio Olavo 


19h50 – Interpoéticas com Yasmin Rabelo e Pók Ribeiro - Coletivo Vozes-                 mulheres: além das margens.


20h – Mesa 5: - Literatura, poesia e virtualidade 

            Cida Pedrosa (PE)

            Emmanuel Mirdad (BA)

            Maviael Melo (Mediador) (PE)


21h30 – Show de Encerramento com Targino Gondim e Renan Mendes 


10/04 – SÁBADO – Manhã


9h – A voz de Isael - Sertao Francisco (Paulo Afonso)


9h10 - Joselina Guerra (Canudos) – depoimento memorial


Flicanzinha


9h15 – Rosa Griô e Sá Benidita (Contadoras de história)

9h50-  Antonio Barreto (BA)


10h20 – Mesa 6: Versos entre Mulheres na literatura Poética 

                 Ilza Carla, poeta e escritora, UNEB (Mediadora)

                 Erica Azevêdo, poeta 

                Clarissa Macêdo, poeta 

                 Áquila Emanuelle, poeta


11h40 – Encerramento da manhã


10/04 – SÁBADO – Tarde


14h – Para abrir a tarde: Banda de Pífanos de Bendegó e Kaila Marcele (Canudos)


14h20 – Monólogo:               

               Marcos Freitas (Cia de Teatro de Canudos)


14h40 – A vanguarda de editoras, livrarias e bibliotecas 

               Sandra Soares (Eduneb)

               Geraldo Prado (Biblioteca de Paiaiá)

                Flávia Goulart Roza (Edufba)

                Cássio Marcílio (Edições Uesb)

                Murillo Campos ( Editora UEFS)

                Primo Maldonado (LDM)


15h40 – Visitando o Museu Manoel Travessa


15h50 – Visitando o Instituto Popular Memorial de Canudos 


16h10 – Mesa 6: Lançamento de Livros

                Aleilton Fonseca (mediação) 

                Walnice Galvão

                Ádila Mandança

                Sergio Siqueira 

                Pedro Vasconcelos

                Ester Figueiredo.


10/04 – SÁBADO – Noite


18h50 – Mesa 7: Entre arpejos e acordes: Uma leitura de O Capitão Jagunço

               Profa. M. Neuma M. Paes

               Profa. Edil Silva Costa   


19h20 - Museu João de Régis – Olhares e vertigens na memória 

             Trípolli Gaudenzi 

              José Aras (Por Lina Aras)

         

19h40 – Mesa7: Cancioneiro popular e poético de Canudos 

                Braúlio Tavares (poeta, PB)

                Franklim Martins (Jornalista, RJ) 


20h30 - Mesa 8: “O Trabalho Criador de 100 Pessoas no Teat(r)o Oficina                                                                             UzinaUzona de Os Sertões de Euclides da Cunha in Canudos”      

                  José Celso Martinez  (Teatro Oficina, SP)

                  Paulo Dourado – Mediador (BA)

21h30 – Show de encerramento: Viva Canudos! Viva Antônio Conselheiro!

                 Fábio Paes (BA), Roze (BA) e Gereba (BA)


Por: Ana Lívia Lopes.

Nenhum comentário: