Sema e Inema apresentam avanços das pastas na Semana do Meio Ambiente



A Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (3), pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, com o evento Diálogos sobre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade do Ar: Avanços da Agenda 2030, realizado, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Na ocasião, o Governo da Bahia assinou o termo de compromisso com a campanha Respire Vida, da ONU Meio Ambiente, tornando-se o primeiro estado brasileiro a participar dessa ação global por ar limpo, que busca mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima.

Para marcar a abertura do evento foi convidado para a palestra magna o teólogo e professor universitário, Leonardo Boff, onde abordou que a ecologia é hoje um tema do qual depende a vida e a morte do planeta terra e da própria especie humana. “Precisamos ter uma consciência que esse tema é um denominador comum de todos os temas que envolve o homem e o meio ambiente. Se não salvamos a terra e a vida, nenhum outro tema vai ter sentido. O homem criou tantas ameaças, tantas agressões ao sistema terra, ao sistema vida, que podemos enfrentar uma situação de não-retorno, de uma grande catástrofe ecológica/social”, explanou o teólogo.

Para o secretário, apesar do preocupante cenário ambiental mundial e político brasileiro, a Bahia conseguiu avanços importantes. "Essa semana a Sema e o Inema lançam novos programas e projetos. Graças a novos sistemas automatizados e aos testes preliminares do Mapeamento da Cobertura Vegetal do Estado da Bahia, que será lançado na quarta-feira, pelo Governador Rui Costa, conseguiremos reduzir o desmatamento nos três biomas baianos", pontua. O programa vai reunir todas as ações do estado voltadas para o monitoramento e fiscalização e tem o objetivo maior de garantir a segurança e a preservação ambiental aliada às atividades econômicas desenvolvidas no estado. 

Outra conquista foi a elaboração conjunta, pelas equipes técnicas da Sema, do Inema e da SEC, do decreto que regulamenta a Política Estadual da Educação Ambiental, que entre outras atribuições, normatiza a gestão da educação ambiental nas temáticas de gestão das unidades de conservação; do saneamento ambiental; do licenciamento; do ensino formal e não-formal e das políticas públicas. O secretário destacou também que na quarta-feira serão assinados outros importantes Acordos de Cooperação Técnica e Termo de Autorização, que instituirão novos programas, projetos e planos da área socioambientais, totalizando nove atos a serem assinados pelo governador.

Responsabilidade

“A Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa importante porque está olhando para diferentes públicos, levando a temática de sustentabilidade para fora dos nossos espaços de trabalho e acadêmicos. Como gestores sempre pensamos na questão de prazos, que sempre teremos uma data pela frente para solucionar as questões ambientais. Mas, de fato, fica muito claro, quando olhamos os dados, que não temos muito tempo para esperar, o momento de cuidar do meio ambiente é para ontem”, disse a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareveciute.

Em 2018, o PNUD elaborou uma pesquisa com o IBOPE perguntando as pessoas sobre a responsabilidade para implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis que fazem parte da agenda 2030. “A maioria esmagadora atribuiu a responsabilidade para alguém. É do governante, do meu vizinho, mais a responsabilidade nunca é minha. A responsabilidade não é de mais ninguém. Não posso esperar alguém assumir essa responsabilidade. A questão é: o que eu faço para mudar a minha realidade, o que eu faço para contribuir para a salvação do meu planeta, da minha casa maior”, finaliza Ieva.

Respire Vida 

De acordo com a representante da ONU Meio Ambiente, Flora Pereira, o programa Respire Vida foi lançado de maneira global em 2017 e visa combater a poluição do ar nas cidades. "A campanha está chegando agora no Brasil e a Bahia vai ser o primeiro estado a aderir. Uma campanha que pensa como os gestores municipais podem pensar em ações em prol da qualidade do ar”. Para isso, a agenda 2030 traz uma novidade que é tentar pensar ações ambientais de maneira intrínseca. “Não conseguiremos combater a poluição do ar se a gente não acabar com as questões de saúde, se não pensar em cidades sustentáveis, se a gente não rever o nosso padrão de produção e consumo, o mesmo para questão de gênero, para direitos da terra”, enfatiza.

Também em nome do governo baiano, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) aceitou, junto com as escolas da rede estadual de ensino, o desafio da ONU Meio Ambiente Campeões dos Oceanos contra o Plástico, que tem o objetivo de levar para as escolas uma reformulação de como a gente pensa o uso de plástico. E para esse desafio e tantos outros na questão ambiental, os estudantes e a sociedade têm na comunicação um grande aliado. “Com nossos celulares e as redes sociais, todos podemos ser comunicadores e educadores. Temos um poder enorme de difusão de informação e conhecimentos. E o melhor jeito pra isso é se conectando com a natureza. Que as escolas incentivem essa conexão, que nossos gestores também pensem nessa conexão direta”, finaliza Flora.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até o próximo sábado (8), com uma série de atividades relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade, gestão de recursos hídricos e poluição do ar. Para mais informações aqui.

Nenhum comentário: