Hospital Ana Nery realiza 17 transplantes em maio



O Hospital Ana Nery (HAN) encerra o mês de maio com 17 transplantes realizados. Esse número demonstra uma média de um transplante de rim a cada 48 horas. E, de janeiro a maio deste ano, somam-se 46 procedimentos. Só nesta sexta-feira (31) duas pessoas foram beneficiadas.

Os rins do doador, um jovem de 27, que foi a óbito em decorrência de um traumatismo craniano durante um acidente, beneficiou dois pacientes, um de 60 anos e o outro de 51 anos. Um deles era do interior do Estado (Irecê). Ambos esperaram por mais de dois anos por este momento.

O coordenador de Transplantes do HAN, Ricardo José Costa Matoso, ressalta o altruísmo  das famílias em doar os órgãos dos seus entes queridos, “pois elas transformam um momento de dor, de tristeza,  em um ato de amor e uma oportunidade de fazer a felicidade de outras famílias”.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado no sentido de ampliar o número de transplantes na Bahia. “Nosso desafio é mobilizar as famílias para a importância das doações e reduzir a recusa familiar, além de dar todas as condições para a realização dos procedimentos de captação de órgãos e transplantes”.

Ricardo José Matoso explica que, todo o acompanhamento do paciente, relacionado à cirurgia, é feito no HAN, “ainda que eles façam a hemodiálise em sua cidade de origem, toda preparação para a cirurgia e acompanhamento, são realizados aqui no hospital,  assim como todos os exames pré-operatórios”. De acordo com ele, a unidade realiza 50% dos transplantes de rins do estado. 

Hoje, a lista de espera por um rim tem 1.119 pessoas, córneas são 666 e fígado 03. Em todo o Estado, de janeiro a maio, foram realizados 354 transplantes, destes, 237 foram de córneas, 97 de rins e 20 de fígado.

Nenhum comentário: