Secretaria da Educação do Estado implanta salas temáticas em nova metodologia de ensino na Educação Integral.

A Secretaria da Educação do Estado está implantando uma nova metodologia de ensino nas escolas estaduais que ofertam Educação Integral, por meio da qual, o ensino nas salas de aula tradicionais está deixando de existir. Nestas escolas, estão sendo criadas salas temáticas ou salas ambientes, identificadas por áreas do conhecimento, por onde o estudante vai se deslocando durante o dia de acordo com o cronograma de aulas previstas, envolvendo as disciplinas da Base Comum, mas também discussões contemporâneas que contribuem para a sua formação cidadã. A proposta já está em execução em nove unidades da rede, a exemplo do Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes, em Feira de Santana (a 118 km de Salvador).

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a iniciativa. “Estas é uma das novas práticas pedagógicas que estamos implantando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, fazendo com que o ambiente escolar seja mais atrativo e dinâmico, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, e criando maiores oportunidades para o protagonismo estudantil”.

No Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes foram instaladas 13 salas temáticas, nas quais os professores, juntos aos estudantes, decoraram com motivações de suas disciplinas, a exemplo de jogos, livros e tabelas periódicas. A estudante Jaqueline Messias, 16, 3º ano, está encantada com a nova metodologia. “Como ainda é algo muito novo, estamos nos adaptamos, mas já percebo que as salas ambientes têm uma vantagem enorme no nosso processo de aprendizado. O nosso contato com a disciplina é mais versátil, dinâmico e integral. Por exemplo, na sala de Matemática, temos um espaço ambientado para esta área do conhecimento, com tabuadas, compassos e outros instrumentos que vão facilitar o nosso processo”, revela a aluna.

A professora articuladora Luciana de Albuquerque fala sobre o sucesso da nova ação. “Os estudantes estão mais tranquilos, mais atentos, mais disciplinados. E as salas estão mais cuidadas porque elas passam a ser de todos e não somente da sua turma”. Neste primeiro momento, completa a educadora, a comunidade escolar se prepara para se envolver no projeto interdisciplinar “Soul + Juiz Jorge”, o qual cada sala de 1º a 3º ano do Ensino Médio irá trabalhar, a partir dos temas: Família, Comunidade e Mundo do Trabalho.

Respirar a disciplina – A diretora Flávia de Araújo ressalta sobre a nova metodologia traduzida em salas temáticas. “A proposta é nova, estamos construindo junto aos estudantes, que estão muito empolgados, igualmente os professores, que até (cortina de) blackout e ar-condicionado colocaram na sua sala para dar mais conforto a todos. A nossa finalidade é que os alunos respirem profundamente a disciplina a partir da reorganização dos espaços pedagógicos”.


A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Santos, destaca que o Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes é um exemplo consolidado de projeto pedagógico dinâmico e interdisciplinar, com clubes de leitura, incentivo ao esporte e outras ações significativas. “A tendência é que o Colégio Juiz Jorge e todas as nossas outras 99 unidades de Educação Integral implementem mais diversidade nos seus espaços e tempos pedagógicos, considerando que o processo educativo deve ser dinâmico e pode acontecer também fora da escola: no bairro, na comunidade”.

Nenhum comentário: