Dimas Roque: Secretaria da Educação do Estado implanta salas temáticas em nova metodologia de ensino na Educação Integral.

27.2.18

Secretaria da Educação do Estado implanta salas temáticas em nova metodologia de ensino na Educação Integral.

A Secretaria da Educação do Estado está implantando uma nova metodologia de ensino nas escolas estaduais que ofertam Educação Integral, por meio da qual, o ensino nas salas de aula tradicionais está deixando de existir. Nestas escolas, estão sendo criadas salas temáticas ou salas ambientes, identificadas por áreas do conhecimento, por onde o estudante vai se deslocando durante o dia de acordo com o cronograma de aulas previstas, envolvendo as disciplinas da Base Comum, mas também discussões contemporâneas que contribuem para a sua formação cidadã. A proposta já está em execução em nove unidades da rede, a exemplo do Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes, em Feira de Santana (a 118 km de Salvador).

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a iniciativa. “Estas é uma das novas práticas pedagógicas que estamos implantando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, fazendo com que o ambiente escolar seja mais atrativo e dinâmico, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, e criando maiores oportunidades para o protagonismo estudantil”.

No Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes foram instaladas 13 salas temáticas, nas quais os professores, juntos aos estudantes, decoraram com motivações de suas disciplinas, a exemplo de jogos, livros e tabelas periódicas. A estudante Jaqueline Messias, 16, 3º ano, está encantada com a nova metodologia. “Como ainda é algo muito novo, estamos nos adaptamos, mas já percebo que as salas ambientes têm uma vantagem enorme no nosso processo de aprendizado. O nosso contato com a disciplina é mais versátil, dinâmico e integral. Por exemplo, na sala de Matemática, temos um espaço ambientado para esta área do conhecimento, com tabuadas, compassos e outros instrumentos que vão facilitar o nosso processo”, revela a aluna.

A professora articuladora Luciana de Albuquerque fala sobre o sucesso da nova ação. “Os estudantes estão mais tranquilos, mais atentos, mais disciplinados. E as salas estão mais cuidadas porque elas passam a ser de todos e não somente da sua turma”. Neste primeiro momento, completa a educadora, a comunidade escolar se prepara para se envolver no projeto interdisciplinar “Soul + Juiz Jorge”, o qual cada sala de 1º a 3º ano do Ensino Médio irá trabalhar, a partir dos temas: Família, Comunidade e Mundo do Trabalho.

Respirar a disciplina – A diretora Flávia de Araújo ressalta sobre a nova metodologia traduzida em salas temáticas. “A proposta é nova, estamos construindo junto aos estudantes, que estão muito empolgados, igualmente os professores, que até (cortina de) blackout e ar-condicionado colocaram na sua sala para dar mais conforto a todos. A nossa finalidade é que os alunos respirem profundamente a disciplina a partir da reorganização dos espaços pedagógicos”.


A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Santos, destaca que o Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes é um exemplo consolidado de projeto pedagógico dinâmico e interdisciplinar, com clubes de leitura, incentivo ao esporte e outras ações significativas. “A tendência é que o Colégio Juiz Jorge e todas as nossas outras 99 unidades de Educação Integral implementem mais diversidade nos seus espaços e tempos pedagógicos, considerando que o processo educativo deve ser dinâmico e pode acontecer também fora da escola: no bairro, na comunidade”.

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