Governo da Bahia implantará 10 leitos de UTI no hospital municipal de Paulo Afonso.


Até o final do ano, os municípios da região Norte da Bahia serão beneficiados com 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI) a serem instalados no hospital municipal de Paulo Afonso. A iniciativa do Governo da Bahia foi anunciada nesta quinta-feira  (22), em Paulo Afonso, e atende a uma reivindicação antiga, mas que esbarrava na administração do Hospital Nair Alves, que é gerido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco, devido ao descumprimento do acordo assinado com o estado.

Com um investimento de R$ 4,1 milhões entre obras e aquisições de equipamentos, o que inclui um tomógrafo, o Governo do Estado soluciona um dos gargalos da rede de saúde da região. "O governador  Rui Costa está cumprindo o compromisso assumido. Infelizmente, alguns gestores do governo federal não tiveram a sensibilidade necessária e impediram que isso se concretizasse anteriormente, onde tínhamos projetado 30 leitos de UTI para o Nair Alves. A solução é  implantar o número de leitos de UTI possíveis tecnicamente no hospital municipal", afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que esteve reunido com o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus.

De acordo com o secretário, o investimento contará com recursos do tesouro estadual  e emendas parlamentares do deputado federal Mário Negromonte Júnior. Além disso, mesmo após a habilitação do equipamento junto ao Ministério da Saúde, o Estado continuará investindo na manutenção dos 10 leitos de UTI, cujo valor alcança R$ 4,5 milhões por ano.

A expectativa é que nas próximas semanas seja assinado um convênio entre o Estado e a prefeitura de Paulo Afonso de modo que os recursos da obra sejam transferidos ao município. Isso significa que o ente municipal será o responsável pela licitação das intervenções estruturais no hospital.

Nenhum comentário: