A Secretaria da Educação do Estado está implantando uma nova
metodologia de ensino nas escolas estaduais que ofertam Educação Integral, por
meio da qual, o ensino nas salas de aula tradicionais está deixando de existir.
Nestas escolas, estão sendo criadas salas temáticas ou salas ambientes,
identificadas por áreas do conhecimento, por onde o estudante vai se deslocando
durante o dia de acordo com o cronograma de aulas previstas, envolvendo as
disciplinas da Base Comum, mas também discussões contemporâneas que contribuem
para a sua formação cidadã. A proposta já está em execução em nove unidades da
rede, a exemplo do Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes, em Feira de
Santana (a 118 km de Salvador).
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala
sobre a iniciativa. “Estas é uma das novas práticas pedagógicas que estamos
implantando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, fazendo com que o
ambiente escolar seja mais atrativo e dinâmico, potencializando o processo de
ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, e criando maiores
oportunidades para o protagonismo estudantil”.
No Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes foram
instaladas 13 salas temáticas, nas quais os professores, juntos aos estudantes,
decoraram com motivações de suas disciplinas, a exemplo de jogos, livros e
tabelas periódicas. A estudante Jaqueline Messias, 16, 3º ano, está encantada
com a nova metodologia. “Como ainda é algo muito novo, estamos nos adaptamos,
mas já percebo que as salas ambientes têm uma vantagem enorme no nosso processo
de aprendizado. O nosso contato com a disciplina é mais versátil, dinâmico e
integral. Por exemplo, na sala de Matemática, temos um espaço ambientado para
esta área do conhecimento, com tabuadas, compassos e outros instrumentos que
vão facilitar o nosso processo”, revela a aluna.
A professora articuladora Luciana de Albuquerque fala sobre
o sucesso da nova ação. “Os estudantes estão mais tranquilos, mais atentos,
mais disciplinados. E as salas estão mais cuidadas porque elas passam a ser de
todos e não somente da sua turma”. Neste primeiro momento, completa a
educadora, a comunidade escolar se prepara para se envolver no projeto
interdisciplinar “Soul + Juiz Jorge”, o qual cada sala de 1º a 3º ano do Ensino
Médio irá trabalhar, a partir dos temas: Família, Comunidade e Mundo do
Trabalho.
Respirar a disciplina – A diretora Flávia de Araújo ressalta
sobre a nova metodologia traduzida em salas temáticas. “A proposta é nova,
estamos construindo junto aos estudantes, que estão muito empolgados,
igualmente os professores, que até (cortina de) blackout e ar-condicionado colocaram
na sua sala para dar mais conforto a todos. A nossa finalidade é que os alunos
respirem profundamente a disciplina a partir da reorganização dos espaços
pedagógicos”.
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da
Educação, Catarina Santos, destaca que o Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria
Góes é um exemplo consolidado de projeto pedagógico dinâmico e
interdisciplinar, com clubes de leitura, incentivo ao esporte e outras ações
significativas. “A tendência é que o Colégio Juiz Jorge e todas as nossas
outras 99 unidades de Educação Integral implementem mais diversidade nos seus
espaços e tempos pedagógicos, considerando que o processo educativo deve ser
dinâmico e pode acontecer também fora da escola: no bairro, na comunidade”.
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