Estudantes da rede estadual participam de torneio de Robótica e disputam vagas para a etapa nacional.

Estudantes da rede estadual estão participando, nestas sexta-feira e sábado (23 e 24), da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, que acontece na sede do Serviço Social da Indústria (SESI) Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, em Salvador. São duas equipes que representam o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC Salvador), unidade da rede estadual localizada dentro do Colégio Estadual da Bahia (Central), e o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da Paz, também na capital.

No torneiro, que este ano tem o tema “Hidrodinâmica”, equipes de jovens de 9 a 16 anos de idade, vindos de todos os estados da região Nordeste, utilizam a criatividade para buscar soluções inovadores para problemas existentes no mundo. Para isso, eles programam robôs autônomos capazes de cumprir as missões no torneio. Nesta etapa, serão classificadas seis equipes para a etapa nacional, que acontecerá de 16 a 18 de março, no Paraná.

A iniciativa tem o objetivo de promover o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), por meio de torneios de robótica com clima de evento esportivo. Além disso, fomenta o trabalho colaborativo e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos participantes.

Ítalo Gabriel Santos, 15, é um dos oitos integrantes da equipe “Rubograma”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador. “Estou gostando muito do torneio porque é muito divertido. O nosso robô possui apenas peças de Lego e um computador portátil, que a gente programa em blocos lógicos através de um programa de computador oferecido pelo torneio”, afirma.

O instrutor e técnico da equipe “Rubograma”, Genicleito Carvalho Beltrão, fala sobre os benefícios da atividade para os estudantes. “O interessante do torneio é que os alunos podem praticar o que aprenderam nas oficinas do Centro Juvenil, como por exemplo os conceitos de Robótica e de produção científica”.

O estudante Caio Leal, 16, faz parte da equipe “Flash Light”, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, que conta com cinco estudantes, também falou sobre a experiência. “É a primeira vez que participo de um torneio de robótica e estou na expectativa de que a nossa equipe seja uma das selecionadas para a próxima etapa. Aqui, temos contato com outros estudantes de diferentes estados do Nordeste e isso é muito legal”, diz, entusiasmado.

Mais sobre o Torneiro - O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica criado em 1998 pela First em parceria com o Grupo Lego. Ele propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm.

Foto: Emerson Santos.

Nenhum comentário: