Beneficiamento de pescado no terminal de Sobradinho cresce 25%.

O Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) em Sobradinho alcançou, em janeiro, a marca de 129 toneladas de pescado beneficiados, número 25% maior que o obtido no mesmo período de 2017. O beneficiamento – realizado por 20 mulheres da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho – agrega valor ao produto da pesca que, ao invés de ser vendido ao natural, passa por um processo de refrigeração, evisceração e descamação para aumentar sua vida útil e realçar as partes nobres dos produtos.

“As próprias pescadoras ficam com a renda obtida com o beneficiamento. E elas são um sucesso. Com muito trabalho duro elas ganharam, em janeiro, quase R$ 13 mil, graças ao trabalho realizado no terminal, cedido a elas pela Bahia Pesca”, explica o presidente da empresa, Dernival Oliveira Júnior.


A estrutura beneficiou também cerca de 100 piscicultores do lago de Sobradinho, que utilizam os serviços do terminal. “O Terminal de Sobradinho atende toda a cadeia produtiva da pesca na região, sendo o suporte dos piscicultores, que deixam de tratar o pescado na beira do lago. Desta forma, o terminal aumenta a receita dos piscicultores, gera emprego para as pescadoras da cooperativa e diminuem o impacto ambiental da atividade”, afirma o gerente de assistência técnica, Eduardo Rodrigues.

Nenhum comentário: