Tempo Presente sobre a Ponte de Itaparica (João Ubaldo não é voz única).

Levi Vasconcelos Jornalista

O homem do ferry e a ponte Vital Santos Souza, o homem que criou e geriu o ferryboat nos seus primeiros anos (presidindo a antiga Companhia de Navegação Bahiana), também ex-prefeito de Itaparica, onde mora, diz que se pudesse chegar até o governador Jaques Wagner para falar da ponte Salvador-Itaparica, daria o conselho: – Não faça uma ponte, faça duas. Porque uma vai engarrafar fácil.

Ele diz que quando o ferry estava sendo discutido, a conversa era a mesmíssima, ‘vão acabar com a ilha’.

– Conversa fiada. O ferry alavancou a ilha.

E agora está cavando a sepultura.

Lembra ele que o ferry começou com oito navios, se tivesse 14 hoje não daria conta do recado e só tem cinco aos frangalhos. A população cresceu e a frota diminuiu.

Vital sempre foi um ácido crítico da ponte.

Achava inviável, citava que a Baía de Guanabara, onde foi feita a ponte Rio-Niterói, tem uma boca de 400 metros e a de Todos os Santos de 10 km. Mas, com as modernas tecnologias, as restrições ruíram, – O nosso problema não é a ponte, é não termos a ponte. A China está fazendo uma ponte de 50 km (ligando Hong Kong, Macau e Zhuhai). E por que não podemos fazer uma daqui pra ali? É imprescindível.

Por Issac jorge.

Nenhum comentário: