”Política para jovens vai desde a inclusão socioprodutiva ao enfrentamento do racismo”, destaca Nivaldo Millet no Dia Internacional da Juventude

Foto: Wuiga Rubini
Coordenador-geral de Políticas para a Juventude do Estado da Bahia, Nivaldo Millet, defende ações integradas para promoção de oportunidades e combate às desigualdades.

Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado celebra o Dia Internacional da Juventude destacando ações voltadas à promoção de oportunidades para jovens baianos, por meio da Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), que é vinculada à Secretaria Relações Institucionais (Serin). A data é vista pelo Estado como momento de reflexão e de fortalecimento de políticas públicas que unem educação, cultura, economia e cidadania.

O coordenador-geral de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet, destaca que a atuação do governo ocorre de forma integrada, ampliando o acesso de jovens a diferentes áreas e combatendo desigualdades históricas.

“As demandas da juventude são muito variadas e, por si, os caminhos para essas demandas também não estão colocados numa Secretaria só. Então, a pauta da política para juventude é muito ampla: desde a inclusão socioprodutiva, ao enfrentamento do racismo, até políticas que incluem as mulheres nos espaços da ciência e da gestão”, afirmou.

Entre as iniciativas, o Estado enfatiza o Programa Bahia Alfabetizada, instituído pela Lei nº 25.668/2025, sancionada no último dia 7 de agosto. O programa estabelece um regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, com o objetivo de garantir alfabetização na idade adequada e combater o analfabetismo.

A estratégia inclui a elaboração de um plano de 10 semanas voltado para as secretarias municipais de educação, ações de melhoria das aprendizagens nos primeiros anos do ensino fundamental e recomposição de conteúdos para estudantes do 3º ao 5º ano. Também estão previstos repasses de recursos, distribuição de material didático, formação de profissionais e fortalecimento da cooperação entre Estado e municípios.

Para Nivaldo Millet, tais políticas reforçam o compromisso do governo com o presente e o futuro da juventude. “É um dos compromissos do nosso programa de governo, constituir uma coordenação ainda mais ampla, com capacidade técnica ampliada, que consiga dar conta dos desafios da juventude nesse tempo moderno”, ressaltou.

Entre as frentes de atuação destacadas, estão investimentos importantes na educação, como a construção e modernização de mais de 170 escolas, todas com nova infraestrutura, e a implementação de uma política de alimentação escolar reformulada, garantindo qualidade nutricional e contribuindo para a permanência dos estudantes nas salas de aula.

SouJuvs

O SouJuvs é um movimento de multilinguagens e programação com diversas atividades formativas e interativas, com o objetivo de fortalecer e ampliar a visibilidade de ações promovidas pelo governo baiano para a juventude. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Cojuve, promove uma série de apresentações artísticas e culturais em diversas regiões, destacando a diversidade cultural e a história da Bahia. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Camaçari e Ilheus receberam o festival em 2024.

Nenhum comentário: