![]() |
Foto: Joá Souza |
Voltado para o acolhimento e valorização das catadoras de materiais recicláveis que atuam no Carnaval de Salvador, o Projeto “Cuidar de Quem Cuida” foi lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (26). A iniciativa foi apresentada em evento com a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, e o vice-governador e coordenador geral do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, realizado na sede da instituição, no Palácio da Aclamação, em Salvador. O local será um dos pontos de instalação das tendas do projeto.
A partir de 28 de fevereiro até 4 de março, as catadoras poderão participar de atendimentos psicológicos, oficinas de yoga, massoterapia, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação. Um outro ponto do projeto está montado na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na Avenida Milton Santos, em Ondina. “Nosso objetivo é valorizar essas mulheres e o trabalho que elas realizam, muitas vezes, sem o devido reconhecimento”, afirmou a primeira-dama Tatiana Velloso, presidente das VSBA.
O vice-governador Geraldo Júnior também destacou a importância da iniciativa. “As catadoras desempenham um papel fundamental na limpeza e sustentabilidade do Carnaval. Este projeto é um reconhecimento da importância desse trabalho e um compromisso com a dignidade e o bem-estar dessas mulheres, garantindo que tenham melhores condições para atuar durante a festa.”
A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore, ressaltou os benefícios do projeto. “Esse projeto é um marco no cuidado com as catadoras. Garantir melhores condições de trabalho vai além da estrutura; é fundamental que elas se sintam acolhidas e respeitadas. Cuidar da saúde mental e física assegura que desempenhem suas funções com mais dignidade e segurança.”
Ecofolia Solidária
A iniciativa integra o conjunto de ações do Ecofolia Solidária, que beneficiará 3,3 mil catadores durante o Carnaval com um investimento de quase R$ 5 milhões do Governo da Bahia. Eles receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e contarão com 13 Centrais de Apoio ao Catador – 11 em Salvador, uma em Barreiras e outra em Itabuna – equipadas com balança, prensa e caminhão para transporte. Em 2024, foram recolhidas 174,8 toneladas de recicláveis por 2.437 catadores; a meta para este ano é 210 toneladas.
A ação também garante estrutura para higiene e alimentação, com 24 chuveiros disponíveis e a distribuição de 2 mil refeições diárias, totalizando 14 mil, no período. As catadoras também terão acesso à emissão gratuita da Carteira de Identificação Nacional (CIN), organizada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho (Setre) em parceria com órgãos estaduais, Ministério Público do Trabalho e cooperativas de catadores.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou a importância do Ecofolia Solidária como uma iniciativa de valorização dos catadores: “É o nosso compromisso com a dignidade do trabalho. Esses profissionais desempenham um papel essencial na limpeza e sustentabilidade do Carnaval, e nosso objetivo é garantir que atuem com segurança, reconhecimento e melhores condições, com equipamentos adequados, espaços de apoio e iniciativas de bem-estar.”
Por: Tácio Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário