Vale ressaltar que, para obter o licenciamento do veículo, é
preciso, além de quitar o IPVA, realizar o pagamento da taxa de licenciamento e
de eventuais multas de trânsito junto ao Detran. Esses pagamentos poderão ser
feitos no dia seguinte ao da quitação do IPVA em atraso e, para isso, o
contribuinte pode se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico dos bancos do
Brasil, Bradesco ou Bancoob e apresentar o número do Renavam. Caso seja cliente
de uma dessas instituições bancárias, a quitação pode ser feita via aplicativo
ou site.
Atendimento Sefaz-Ba
Caso o contribuinte tenha alguma dúvida, pode entrar em
contato com a Fazenda Estadual por meio do call center (0800 071 0071), em dias
úteis, das 8h às 18h, ou do faleconosco@sefaz.ba.gov.br. Além disso, ao acessar
o Sefaz e clicar no banner Carta de Serviços ao Cidadão, o
contribuinte terá acesso a todos os 144 serviços da Sefaz-Ba, sem a necessidade
de comparecimento a unidades de atendimento presencial. As opções de serviços
estão listadas em ordem alfabética, mas também é possível digitar
palavras-chave para fazer a busca. Antes de clicar para chegar à página de
solicitação do serviço, o usuário é apresentado às informações necessárias,
incluindo documentos requeridos, orientações sobre como fazer o pedido e a
incidência ou não de taxas a serem pagas, o tempo médio para conclusão do
atendimento e a base legal que ampara o direito em questão.
Balcão Virtual
Uma novidade da Sefaz-Ba para facilitar a vida do cidadão é
o Balcão Virtual, modalidade de atendimento remoto a partir da interação por
videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do
fisco estadual. O atendimento acontece em salas virtuais de segunda a
sexta-feira das 8h às 14 horas. O Balcão disponibiliza atendimento para três
tipos de serviços: Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para
pagamento do IPVA, orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa e
orientações gerais sobre outros serviços da Secretaria da Fazenda. Aos poucos
novos serviços serão disponibilizados através deste canal.
Rede SAC
Caso o contribuinte opte por ir até uma das unidades da
Fazenda Estadual, o atendimento da Sefaz-Ba acontece nos postos SAC Barra, Bela
Vista e Salvador Shopping, além de em outras 25 localidades no interior do
Estado e Região Metropolitana (RMS). A relação completa, com os endereços, está
disponível no Sefaz. O atendimento na Rede SAC na capital e em
Feira de Santana é realizado com agendamento, por meio do SAC Digital. Para ter
acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço SAC Digital no navegador de internet. Nas unidades do interior, o
atendimento é feito por demanda espontânea.
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