Seminário Cultura Viva abre inscrições para discutir Gestão de Projeto Cultural: Pontos de Cultura

   
Foto: Lucas Rosário


  Após três módulos em 2017, seminário segue para o Modulo IV e divulga programação


A primeira edição de 2018 do Seminário Cultura Viva acontece no dia 8 de maio, das 9 às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) com transmissão ao vivo pelo Youtube e por videoconferência para outras cidades. Em seu segundo ano de realização, o seminário é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para a articulação, mobilização e capacitação dos gestores de Pontos de Cultura, com objetivo de realizar o alinhamento dos instrumentos institucionais, jurídicos e orçamentários disponíveis para a execução da rede de Pontos de Cultura da Bahia, que é uma importante ação da Política Nacional de Cultura Viva no estado. As inscrições podem ser realizadas através do formulário online até o dia 07 de maio.

Ponto de Cultura é um título de reconhecimento atribuído a instituições culturais que dinamizam e articulam a cultura local, oferecendo à comunidade oportunidade de acessar a cidadania cultural. Os 270 Pontos de Cultura da Bahia estão distribuídos em todos os 27 Territórios de Identidade.

Em 2017 ocorreram três edições do Seminário Cultura Viva, reunindo cerca de 450 participantes. O Módulo I, realizado em 22 de fevereiro, teve na sua primeira edição o tema: “Prestação de Contas face a IN MinC 08/2016”, e objetivou atualizar os gestores da rede de Pontos de Cultura sobre as mudanças na legislação que disciplina a parceria. O Módulo II, realizado em 16 de maio, apresentou como tema: “Boas práticas da Comunicação em rede” abordando diferentes pontos de vista e práticas de comunicação para a rede de Pontos de Cultura da Bahia.  Por fim, o módulo III, em 13 de dezembro, apresentou como tema “Políticas Culturais: Cidadania e Territórios”. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do Programa no exercício 2017 para os gestores de Pontos de Cultura, dos Centros de Cultura e da Territorialização da Cultura.

Cultura Viva 2018 - Dando continuidade aos três módulos realizados em 2017, a SecultBA divulga a programação preliminar de 2018, seguindo com o Módulo IV sobre Gestão de Projeto Cultural: Pontos de Cultura.  No dia 08 de maio, das 9h às 12h, no IAT, o seminário trará uma  saudação da Secretária de Cultura, a Professora Arany Santana. Em seguida serão abordados três importantes aspectos da gestão de projetos culturais: a execução, o acompanhamento e monitoramento  dos projetos e a prestação de contas, com destaque especial para o papel dos registros fotográficos como documento de comprovação de despesas.  A intervenção prática sobre fotografia será ministrada pela fotógrafa Rosilda Cruz, da Bahiatursa que apresentará técnicas e conceitos sobre a fotografia e sua importância na prestação de contas. Com essa programação inicial, esperamos intensificar as ações formativas junto ao público beneficiário, contribuindo, por fim, para a melhor gestão dos projetos apoiados.

Serviço/Programação

Seminário Cultura Viva – IV Módulo
Quando: 08 de maio de 2018
Onde: Instituto Anísio Teixeira – IAT
Endereço: 5ª Avenida Nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador, Bahia, Brasil,
Inscrições: formulário online.

8h45 – Acolhimento
 (Exposição fotográfica da Coordenação de Acompanhamento dos Pontos de Cultura)

9h – Constituição da mesa de abertura.

9h20 às 9h50 – Saudação
Exmª. Secretária de Cultura Arany Santana

9h50 às 10h20 – A Execução de Projetos Culturais: Pontos de Cultura
Sandro Magalhães – Superintendente do Desenvolvimento Territorial da Cultura

10h20 às 10h40 – Controle e acompanhamento de projetos culturais: Prestação de Contas
Juscelina Nascimento – Diretora de Cidadania Cultural

10h40 às 11h10 – A fotografia como registro documental
Rosilda Cruz – Fotógrafa da Bahiatursa

11h10 às 11h 40 – Discussão 

11h40 – Encerramento - Intervenção cultural

Nenhum comentário: