357 políticos eleitos em 2008 foram cassados por compra de votos.

Por indicação de um leitor do Blog.
Um levantamento divulgado na quarta-feira (6) pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) aponta que 357 candidatos eleitos em 2008 já tiveram os mandatos cassados por compra de votos. Segundo a pesquisa, desde as eleições de outubro, já foram cassados 119 vereadores e 238 prefeitos e vice-prefeitos.
Segundo o MCCE, o número de cassações deve aumentar nos próximos meses, pois a Justiça Eleitoral já condenou um total de 207 vereadores e 460 prefeitos e vice-prefeitos. Uma parte deles, porém, continua no cargo, pois ainda cabem recursos contra as decisões.
A Corregedoria-Geral do TSE possui outros 4 mil processos relacionados à corrupção eleitoral ainda pendentes de conclusão, sendo que 3.124 se referem à compra de votos no pleito de 2008. Segundo a pesquisa, desde 2000 já foram cassados no país 667 prefeitos, vices e vereadores.

Em comparação com as eleições municipais de 2004, a quantidade de vereadores eleitos no ano passado que perderam o cargo saltou em mais de 60%. Foram 73 cassações em 2004, contra 119 em 2008. Entre essas, a maior parte se refere a políticos do Nordeste - 50 casos.
A pesquisa, realizada com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi feita entre os dias 10 e 20 de março, abrangendo 2.503 zonas, o equivalente a 83,7% dos colégios eleitorais do país.

Para o juiz Márlon Reis, representante da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), o aumento na quantidade de cassações se deve à maior aplicação da Lei 9.480, criada em 1999 a partir de uma iniciativa popular.

A norma combate a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Com mais de um milhão de assinaturas colhidas, a Lei 9.480 foi a primeira legislação de iniciativa popular editada no Brasil. O MCCE é composto por 40 entidades da sociedade civil, movimentos e igrejas.
Da Gazeta do Povo.

Um comentário:

PERSIVAL DE SOUZA disse...

PREFEITA DE BARREIRAS FOI CASSADA

A prefeita de Barreiras, Jurmari Oliveira (PR), teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (19) pelo juiz daquela comarca Eustáquio Ribeiro Boaventura. Ela é acusada de ter cometido uma série de irregularidades na última eleição, a exemplo de compra de votos, distribuição de combustível e transporte de eleitores. Segundo informações extra-oficias, Jusmari está em deslocamento para a capital do Estado com o intuito de reverter a sentença junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Por aqui na nossa cidadezinha, pelo que se sabe ambos os cabeças na disputas deram de tudo que podiam, mais a JUSTIÇA é cega.