20.8.20

Secretaria da Educação do Estado promove formação continuada para professores de Educação Física e Esporte Escolar


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoverá, durante os meses de agosto e setembro, formação continuada para professores de Educação Física e Esporte Escolar, com o objetivo de valorizar a carreira e fortalecer a atuação destes profissionais, diante dos desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus. Por isto, a atividade on-line envolverá a realização de cursos e seminários temáticos com especialistas, voltados para professores das redes estadual e municipais.

De acordo com a programação, no próximo dia 25, às 17h, terão início os “Seminários Formativos para professores de Educação Física e Esporte Escolar”. O evento virtual, que será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira, contará com a participação do professor e conselheiro estadual da Educação na Bahia, Roberto Gondim, que abordará o tema “Educação Física na Bahia: apontamentos históricos para novas perspectivas pedagógicas”. Os seminários prosseguirão até o dia 11 de setembro.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, explica a importância desta formação e da participação dos educadores nos seminários virtuais. “Considerando o momento em que estamos vivendo, com as unidades escolares fechadas por conta da pandemia do novo Coronavírus, a promoção da formação dos professores, sem dúvida, fortalece a nossa rede, além de aproximar uma política tão importante do Governo do Estado de investimentos na infraestrutura das escolas, na formação dos educadores e no nosso principal projeto, que são os Jogos Escolares. Esta é mais uma ação que fortalece e valoriza a Educação Física e o Esporte Escolar como pautas essenciais para a formação de nossa juventude”. 

Agenda semanal – Os Seminários Formativos para professores de Educação Física e Esporte Escolar serão divididos em dois encontros semanais, com carga horária de 3h no total, através da plataforma  do   Instituto Anísio   Teixeira (IAT) no   Youtube. Temáticas como a Base Nacional   Curricular Comum (BNCC), promoção da saúde, jogos e brincadeiras, formação da juventude e educação física no contexto da pandemia estão entre as abordagens da formação e que foram apontados a partir de um levantamento de mais de 1.200 formulários preenchidos pelas redes estadual e municipais.

Programação:

25/08 

Tema: “Educação Física e novas perspectivas pós-pandemia: possibilidades pedagógicas e BNCC”.

Palestrante: Professor Dr. Roberto Godin Pires

Horário: 17h

28/08

Tema: Educação Física e novas perspectivas pós-pandemia: possibilidades pedagógicas e BNCC

Palestrante: Professor Dr. Cristiano de Sant´anna Bahia

Horário: 15h

1º/09

Tema: Educação Física e a promoção da saúde: como abordar a temática na escola

Horário: 17h

04/09

Tema: Educação Física Escolar e saúde: uma abordagem interdisciplinar

Horário: 15h

08/09

Tema: Jogos e lazer na escola: metodologias ativas e outras possibilidades

Horário: 17h

11/9

Tema: Esporte educacional e a formação da juventude

Horário: 15h

Foto: Geraldo Carvalho.

Nenhum comentário: