Anna Luisa, a baiana que faturou o prêmio da ONU "Jovens Campeões


Nesta semana, a ONU realiza uma série de atividades ligadas ao clima. Em meio ao caos provocado pelo desgoverno Bolsonaro, que incendeia o Brasil e é alvo de críticas por toda cúpula das Nações Unidas, eis que surge uma excelente notícia.

E a boa nova vem da Bahia. 


Chama-se Anna Luisa Beserra, a baiana é vencedora do Prêmio Jovens Campões da Terra, concedido pela ONU. Anna é a expressão viva de que investir na educação e ciência brasileira é ter a certeza de retorno garantido para o país e a sociedade.

Em seu trabalho, a jovem campeã desenvolveu um sistema tecnológico revolucionário, sustentável e voltado para o enfrentamento da estiagem no semiárido brasileiro. 

O equipamento desenvolvido por Anna, batizado de Aqualuz, funciona através de energia solar e o seu mecanismo permite a filtragem da água (o aparelho pode purificar até 30 litros de água da chuva por dia). Possui baixíssimo custo de manutenção, exige apenas a limpeza regular com água e sabão. 

A genial invenção da baiana se bem manuseada, pode durar até duas décadas.

Parabéns, Anna Luisa Beserra, desejo que este reconhecimento e prêmio abram muitas portas para o seu brilhante trabalho. A sua atuação é decisiva no melhoramento da vida das pessoas na região do semiárido brasileiro e do mundo. 

Por: Josias Gomes - Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário: