Na encruzilhada com Moro




Na encruzilhada com Moro

Alguém ainda lembra do interrogatório que Luís Inácio Lula da Silva estava dando em Curitiba ao então juiz da operação lava-jato e que, enquanto rolava a audiência vazava tudo o que estava acontecendo lá dentro?

Naquele dia, pelas imagens que tínhamos, os advogados do ex-presidente não usaram telefone dentro da sala. É visível que os outros que aparecem nas imagens também não tiveram acesso ao dispositivo móvel.


Mas, a imagem mostra o uso de dois computadores sem que nada seja visto do que está sendo feito neles. Então, partindo do jogo das hipóteses, temos duas a saber qual delas se confirma.

A primeira é a de que alguém estava repassando as informações para o Site de ultradireita “O Antagonista” por um dos computadores de dentro daquela sala. A segunda é que eles receberam antecipadamente as informações do que iria acontecer naquela sala. Nesta só há um problema: como eles sabiam a hora de postar cada coisa?
Porque digo isto?

Porque os vazamentos feitos pela lava jato naquele dia era quase que em tempo real. Aconteceram enquanto Lula estava sendo ouvido. E a não ser que criaram, e não estamos sabendo ainda, o tal do homem invisível, e ele esteve lá sem que ninguém o tenha visto, ou que Diogo Mainardi e sua turma tenham o dom de ouvir conversas a milhares de quilômetros de distância, outra hipótese não pode justificar o que aconteceu naquele dia.

Agora com a Operação Vaza-Jato que está ocorrendo através do Site The Intercept, nós estamos vendo de fato o que acontecia nos porões da justiça. A cada vazamento, em conta-gotas, se percebe que Lula, Dirceu, Vacari e a campanha do Fernando Haddad a presidência, não teriam a menor chance de obterem sucesso em suas defesas e na eleição. O jogo já estava jogado antes mesmo da partida começar.

Na verdade, Lula ao ir ser ouvido por Moro, não sabia, mas fizesse o que fizesse, não seria inocentado. Assim como na idade média onde os processos inquisitórios realizados serviam tão somente para justificar a pena já definida antes, o ex-presidente não teve e não tem um julgamento justo.

Pelo que já vimos das mensagens, provas foram plantadas, interrogatórios combinados entre juiz e promotores. E até a grande imprensa participou do maior escândalo jurídico de todos os tempos no Brasil.

Os malfeitos praticados por quem deveria primar por um processo justo, se não forem exemplarmente rechaçados e anulados, deixará todo o sistema jurídico brasileiro suspeito. E não adianta dizerem que as condenações dessas pessoas foram referendadas pelo TRF4 – Tribunal Regional da 4ª Região. Agora já se sabe que todos estão envolvidos, e até ministro do Supremo Tribunal Federal apareceu nas mensagens. O julgamento está eivado de vícios no seu nascedouro quando se imputou crimes a Lula sem que apresentassem uma só prova.

Ou a justiça volta a usar a Constituição do Brasil para fazer valer o que nela está escrito, ou a Democracia no país sairá de cena para a ditadura jurídico/midiática/militar. E isto não vai ser bom para ninguém.

Nenhum comentário: