Mudas de palma garantem segurança alimentar do rebanho no semiárido baiano



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está garantindo a segurança alimentar do rebanho de 21.684 agricultores e agricultoras familiares do semiárido baiano. Já foram entregues, desde 2015, 21.684.700 de mudas de palma forrageira doce ou miúda, resistente a doenças como a cochonilha, em municípios do semiárido baiano.


A ação é executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras municipais e entidades da agricultura familiar.


Nesta sexta-feira (14), foram entregues 100 mil mudas em Casa Nova, Território de Identidade Sertão do São Francisco. No próximo sábado (15), serão entregues 44 mil mudas no município de Serrinha, Território de Identidade Sisal e, no domingo será a vez do município de Santa Terezinha, Território Piemonte do Paraguaçu, onde 100 agricultores e agricultoras familiares receberão 100 mil mudas de palma forrageira. Além das entregas, os beneficiários das entregas recebem também capacitação dos técnicos da SDR, voltada para o plantio e manejo dessas mudas.


“Essas entregas vêm fortalecer e garantir a segurança alimentar do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos dessas famílias, especialmente em municípios como Casa Nova, que sofrem com longos períodos de estiagem, com perda até de animais e, consequentemente, a ação fortalece a convivência com o semiárido. A partir dessa entrega não só o rebanho é beneficiado, mas a família passa a contar com o animal alimentado, produzindo leite, fornecendo a carne e gerando aumento de renda”, destacou o superintendente da Suaf, Admilson da Rocha (Tiziu).


Para o agricultor familiar, Lafaiete dos Santos, da comunidade Entrada de Santa Rita, município de Casa Nova é uma alegria receber as mudas de palma: “A gente não esperava receber essa quantidade de palma que vai beneficiar a nossa comunidade, que está lutado para ter forragem para nossos animais. Estamos agradecidos pela força de vontade dos governantes da Bahia que trouxeram um melhoramento para o nosso rebanho, tanto para o período de seca, quanto no manejo para preparar a silagem. Cada um agora, que tem seu poço ou barreiro, vai plantar e molhar pelos próximos 10 ou 15 dias para as mudas pegarem”.


Gilberto Amorim, da Associação de Fundo de Pasto do Mimoso, na comunidade da Lagoa do Alegre, em Casa Nova, ressaltou que as mudas irão trazer desenvolvimento para a criação de caprinos e ovinos: “Essa era uma necessidade que a gente tinha, de conseguir as mudas dessa palma e, graças a Deus, nossa associação está sendo contemplada. É um prazer enorme saber que cada produtor vai ter as suas mudas de palma e a qualidade do seu rebanho melhorada com a ração. Com fé em Deus vamos ter palma suficiente para alimentar o rebanho e não vamos mais precisar queimar o mandacaru, xique-xique e macambira, preservando o nosso meio ambiente”.


No Território de Identidade Sertão do São Francisco já foram entregues o total de 1.465.000 de mudas de palma, beneficiando a 1.465 famílias. No Sisal já foram entregues o total de 1.628.000 mudas de palma, beneficiando a 1.628 famílias e no Piemonte do Paraguaçu já foram entregues o total de 1.486.000 mudas de palma, beneficiando a 1.486 famílias.

Nenhum comentário: