Fanfarras escolares participam em Cachoeira das comemorações pela Independência na próxima terça-feira (25)



Cerca de 400 estudantes, que integram cinco fanfarras de Colégios Estaduais da região do Recôncavo da Bahia, participarão do Desfile Cívico, na próxima terça-feira (25), na cidade de Cachoeira (a 120 km de Salvador). Neste dia, acontecerá a transferência da sede do Governo do Estado da Bahia para o município e uma programação especial com atos culturais e religiosos será desenvolvida.


A data, que é representativa para a história da Bahia, dando início às comemorações para o 02 de julho, visa reconhecer a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822.


O Colégio Estadual de Cachoeira será representado pela Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira (BAMCEC), que tem 81 anos de história. A fanfarra participa todos os anos do desfile e, com a proximidade do evento, está intensificando os ensaios. “Já estamos com tudo pronto para o desfile. Aumentamos os dias dos ensaios, reformamos alguns instrumentos e o nosso figurino está muito bonito. Renovamos também o repertório. Os estudantes estão muito empolgados para esta apresentação que é muito importante para a nossa cidade, de celebrar um momento histórico para a Bahia”, conta o diretor do Colégio Estadual de Cachoeira, Fábio Macedo.


Para a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, é essencial a participação dos estudantes nestes atos. “É um momento de grande importância para os nossos estudantes. Eles ficam ansiosos para as apresentações, ensaiam quase que diariamente porque querem o melhor não só na musicalidade, com os instrumentos, mas, também, com as coreografias bem elaboradas e ensaiadas. Esse é o momento de eles tomarem posicionamento em relação a essas lutas históricas que foram tão importantes para a nossa independência”, pontua.


Participam do Desfile Cívico pelas ruas de Cachoeira as fanfarras do Colégio Estadual Gehard Meyer Suerdick, de Maragogipe; do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de São Félix; Colégio Estadual Castro, localizado na cidade de Santo Amaro; do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, de Conceição da Feira; e do Colégio Estadual de Cachoeira, da cidade anfitriã.


Contato dos Regentes para entrevistas

Colégio Estadual Rômulo Galvão - Aramis Pereira 75 9 8234-8318

Colégio Estadual da Cachoeira – Percival Magalhães 75 9 8108-6239.

Nenhum comentário: