Estoques críticos preocupam Hemoba neste início de mês de festas juninas



A Fundação Hemoba começa o mês de junho fazendo um alerta à população do estado da Bahia. Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico. A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.


Segunda a diretora de Hemoterapia, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “A Hemoba está toda arrumada para receber a festa da solidariedade. Nos meses de março e abril sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João” – afirma a médica responsável pelo serviço.


Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.


ACOMPANHE O ROTEIRO DOS HEMÓVEIS:

SALVADOR – BA

Onde: Salvador Shopping

End.: Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores

Quando: 04 a 07 de junho (terça a sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

FEIRA DE SANTANA – BA

Onde: Hospital Clériston Andrade

End.: Avenida Eduardo Fróes da Mota, s/n, 35° BI

Quando: 03 a 06 de junho (segunda a quinta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

ARACI – BA

Onde: Praça Nossa Senhora da Conceição

Quando: 07 a 08 de junho (sexta e sábado)

Funcionamento: 8h às 16h

BARRA DO MENDES – BA

Onde: Praça de Eventos

Quando: 04 a 07 de junho (terça a sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h


Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.


Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba. Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook e no Instagram.

Nenhum comentário: