Economia Solidária amplia faturamento durante o São João



Os festejos juninos da Bahia impulsionaram as vendas dos empreendedores solidários, que participaram de eventos apoiados pelo Governo do Estado em diversos municípios.

Em Santo Antônio de Jesus, o Festival de Economia Solidária reuniu, entre os dias 21 e 24 de junho, 30 empreendimentos de 10 territórios de identidade, aproveitando o fluxo diário de mais de 100 mil pessoas que passaram pela cidade no São João.

“Não é só geração de trabalho e renda, mas também a gente construir uma dinâmica de valorização da produção desses territórios em uma festa tão grande”, explica Anne Senna, presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da Bahia (Unisol Bahia), instituição parceira do evento.

Objetos artesanais, produtos alimentícios da agricultura familiar e iguarias juninas foram alguns dos itens que chamaram a atenção de quem visitou o festival. A iniciativa foi da prefeitura municipal, com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo.

Fafesol

Conhecida como a terra do forró, Ibicuí recebeu a segunda edição da Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fafesol). Na programação, venda de produtos de 30 expositores, distribuição de mudas, oficinas e cursos.

A feira aconteceu de 20 a 23 de junho, com recursos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), gerido pela Setre. O evento foi realizado pela prefeitura municipal, com coordenação técnica do Instituto Baiano de Desenvolvimento Ambiental e Socioprodutivo (Ecobahia), e parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estande Cesol

Pelo segundo ano consecutivo, o Cesol do Território de Irecê expôs e comercializou produtos de empreendimentos da região na cidade cenográfica Vila Caraíbas, montada durante a celebração junina do município do norte do estado.

Um dos destaques do estande foi o lançamento das cervejas artesanais de umbu e jerimum. “Muita gente visitou o espaço e vendemos bastante. É uma oportunidade para os empreendimentos, que têm um grande entrave na comercialização”, conta o agente de vendas do Cesol Irecê, James Teles.

Arraiá do Espaço Solidário

Entre os dias 19 a 22 deste mês, Arraiá do Espaço Solidário do Recôncavo foi uma das atrações do São João de Cruz das Almas. No local, o público teve acesso a uma variedade de produtos e desfrutou também de uma programação cultural. O evento foi realizado pelo Cesol Recôncavo, em conjunto com a prefeitura do município e grupos produtivos da região.

Nenhum comentário: