Dimas Roque: Colégio Indígena é referência em educação na Bahia

31.1.19

Colégio Indígena é referência em educação na Bahia


A Escola Colégio Indígena Capitão Francisco na cidade de Rodelas é a de maior referência no estado da Bahia no ensino infantil e médio entre todas com as mesmas características.
Entre os Tuxás há um elevado índice de estudantes universitários. Existe uma demanda crescente ao ensino superior e por políticas específicas que assegurem não apenas sua inserção como também a permanência na região.

A maioria dos professores da unidade são oriundos do povo indígena. Muitos deles fizeram concurso para lecionar. O que mostra o interesse dessas pessoas que, além de dar o estudo formal, ajudam a preservar suas raízes.

O povo indígena Tuxá teve o seu território tradicional inundado pelas águas do Rio São Francisco, represadas por ocasião da construção da Hidrelétrica de Itaparica, ao fim da década de 1980.

O “Toré” é o ritual entre os Tuxá com maior representatividade. Manifestação pública e coletiva, aberta à participação de todos os índios.

Durante a sua realização, os cânticos e a dança são acompanhados da ingestão de jurema e do uso de cachimbos rituais, de madeira ou barro, e de um apito especial de madeira para atrair as forças protetoras da “aldeia”.

Vida longa ao povo indígena brasileiro!

Nenhum comentário: