14º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia acontece em março.

A 14ª edição do Festival de Rua começa nos dias (02) e (03) no Santo Antonio Além do Carmo, e no dia (04), no Mercado IAÔ, na Ribeira

Chegou a hora de viver a beleza e as alegrias da 14a edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia que, este ano, reúne artistas brasileiros da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além de artistas internacionais da Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. Com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, entre os dias 02 e 10 o festival ganhará as ruas e praças de Salvador, Irecê, Jacobina e Madre de Deus.

Apresentações de música, dança, poesia, acrobacia, malabarismo, teatro  e artes plásticas garantirão espetáculos gratuitos, de qualidade, para toda a família. No domingo (04), uma programação especialmente dedicada às crianças trará ainda mais vida e beleza ao festival.

De sexta-feira (02) a domingo (04), a 14a edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia será realizada em Salvador. Nos dias 02 e 03, na Praça do Santo Antônio Além do Carmo, às 18h, e no dia 04, na  Ribeira, na Rua da Penha, no Mercado Iaô,  a partir das 17h, com uma programação especialmente voltada para o público infantil: o teatro musical infantil das Leiturinhas Musicadas, o malabarismo cômico de Mauro Cosenza no show de 'Leapin' Louie Wild West Spectacular' com seus laços de cowboy, as bolhas gigantes de sabão de Vanda Cortez e os painéis coloridos à mão que contam sempre com a valiosa participação infantil da artista plástica Tova Snyder.

De Salvador, o Festival segue para Irecê nos dias 06 e 07. O festival será realizado na Praça da Prefeitura e no Calçadão, a partir das 18h. Em Jacobina, na Praça da Matriz, a programação do dia (8) começa às 19h30, e do dia 09, às 18h. Em Madre de Deus, no dia (10), na Orla, a partir das 17h. Lá, artistas locais se juntarão aos que se apresentarem em Salvador e aumentarão ainda mais a festa.

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia começou em fevereiro de 2002, e é um projeto selecionado pelo Edital Eventos Calendarizados com Apoio Financeiro do Fundo de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse aqui.

Artistas Confirmados para o Festival de Rua 2018 :

Baixo e Fêmea – Música, Baixo e Voz – Brasil, BA (Salvador, Madre de Deus - dias 03 e 10) - Baixo e Fêmea, o Macho e a Fêmea, o Yin e o Yang = Tais Nader e Luciano Calazans, que fazem apresentação especial na 14a edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. Num show que brinca com toda a completude e complexidade das relações entre mulher e homem, a cantora premiada e um dos melhores baixistas do país encenam um espetáculo original com música e falas divertidas e inusitadas.

Duo Masawa – Acrobacia – Argentina e Itália (todos os dias) - Misturando dança contemporânea com acrobacia o Duo Masawa, formado por artistas da Argentina e Itália, é uma das atrações mais delicadas e românticas da 14aedição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O Duo Masawa já participou de festivais internacionais na Colômbia, Itália, Áustria, Suíça, Reino Unido, Espanha e Alemanha, onde, usando todos os sentidos – tato, visão, paladar, olfato e audição – encanta a plateia e mostra como o momento presente de cada um é a soma da memória nostálgica impressa na memória humana.

Duo Queindá – Música, Flauta e Vibrafone, Brasil,RJ e BA (Salvador, Jacobina, Madre de Deus - dias 02, 03, 04, 08, 09 e 10) - Uma flautista, um vibrafonista e um grupo de transeuntes. Incorporando a imprevisibilidade das ruas à sua proposta musical, o Duo Queindá valoriza as singularidades de cada experiência e as interações possíveis entre a música e a rua.

Érica Vilela – Acrobacia Aerial – Brasil, BA (Irecê - dias 06 e 07) - Natural de Irecê, Érica se mudou para Salvador para estudar. Na Capital ela se conectou com as artes de forma intensa, estudou tecido acrobático e agora se apresenta em vários espaços e também nas ruas. ATRAÇÃO DE IRECÊ.

Fred Snow – Música e Cabaret – Reino Unido (todos os dias) - Ator, vocalista, músico, compositor, presidente, diretor, produtor, filantropo, amante, cavalheiro, orador público, anfitrião, comediante, escritor, feiticeiro (semi-iniciado); no Festival de Rua este multi-talento vai apresentar, de maneira bem engraçada, um repertório de autoria própria que também inclui canções clássicas do gênero swing.

Grupo As Nega – Música, vozes e percussão – Brasil, CE (todos os dias) - O trabalho 'Sangue de Perto' iniciou e se perpetua pelas praças de Fortaleza, onde o grupo desenvolve músicas populares de matriz africana, sobretudo o coco. As duas mulheres cantam e tocam percussão e o público é livre para interagir.

Grupo Batalha da Brizza – Poesia Rap – Brasil, BA (Madre de Deus - dia 10) - Este grupo de jovens, poetas e cantores de rap, é a grande descoberta da cultura popular de Madre de Deus. A Batalha da Brizza vai encerrar o Festival 2018 com sua performance cheia de energia. ATRAÇÃO DE MADRE DE DEUS.

Grupo Barlavento – Música, Samba de Raíz – Brasil, BA (dias 03 a 10) - O samba de roda é a alma musical do Recôncavo Baiano. Davizinho de Mutá e Hamilton Reis são os líderes do grupo, o único que tem participado em todas as edições do Festival de Rua. Com ritmo e alegria, o Grupo Barlavento vai balançar as ruas e praças das cidades do Festival.

Homem Banda, Bernard M. Snyder – Música – Alemanha (dias 04, 07, 09,10) - Um homem sozinho pode tocar bateria, violão, gaita e cantar ao mesmo tempo? Bernard M. Snyder começou tocar nos palcos baianos como homem banda em 1998. Logo depois ele juntou forças com a atriz e produtora Selma Santos na criação do Festival de Rua, que agora está na sua 14a edição.

Leapin'Louie – Performance de Cowboy – EUA (todos os dias) - Com um grande laço de 75 pés, o americano Leapin' Louie faz ao vivo todas as acrobacias que os público já viu em filmes e até desenhos animados. O 'Leapin' Louie Wild West Spectacular' é uma comédia falada e física, com muita participação divertida do público. Um show de cowboy original, comjogos com laço de classe mundial, chicote e outras acrobacias.

Leiturinhas Musicadas – Teatro Musical Infantil – Brasil, BA (Salvador – dia 04) - Leiturinhas Musicadas surgiu a partir do projeto Leituras Musicadas que existe no cenário baiano desde 2007 com coordenação e dramaturgia de Thais Alves. O projeto tem como proposta colocar no palco artistas lendo, cantando e interpretando: teatro, música e literatura. Uma performance bem divertida, recheada de músicas ao vivo.

Luiz Natividade – Artes Plásticas, Xilogravura – Brasil, BA (Salvador – dia 04) - Luiz Natividade, artista plástico com grande experiência, realizará uma oficina de xilogravura para o público, tirando cópias ao vivo em grande escala. Os resultados serão expostos ao público que fará parte da oficina ao vivo.

Marujada – Manifestação Cultural – (Jacobina – dia 08) - A Marujada de Jacobina sai há mais de 200 anos  nas festas de Santo Antônio, padroeiro da cidade, dia 13 de junho, e de São Benedito, santo muito festejado no município, ao qual são feitas e pagas muitas promessas, principalmente no seu dia, festa móvel no calendário cristão, realizada na segunda-feira imediata ao domingo de Pentecostes. A Marujada se apresentará no Festival Internacional de Artistas de Rua em Jacobina, abrindo o evento, a partir das 19h30. Auto popular, a Marujada é documentada também como chegança de marujos, chegança, de mouros, chegança simplesmente, barca, nau Catarineta e fandango, revestindo-se, conforme a região, de características especificas.

Mauro Cosenza – Malabarismo Cômico – Uruguai (todos os dias) - Um delírio... assim se pode definir a apresentação do uruguaio Mauro Cosenza, “El Gran Enano”, um excêntrico palhaço, que utiliza suas habilidades para realizar um show cheio de um malabarismo que envolve o público em estouros com balões, jogos com bolas de ping-pong, engenhocas malucas, e muita água. As explosões de objetos e risos rompem a barreira entre artista e platéia.

Minha Lua – Música Fado – Espanha e Portugal (todos os dias) - A dupla Minha Lua oferece uma interpretação renovada do Fado tradicional, linhas melódicas com arranjos e composições próprias. Reconhecida pela crítica e o público da Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Suíça, Brasil e Cabo Verde, pela qualidade, elegância e força de suas performances ao vivo, a dupla Minha Lua é formada pela cantora Victoria Cruz e o violonista e compositor Gabriel Pancorbo.

Pauline Zoe – Acrobacia, Roda Cyr – Bélgica (Irecê, Jacobina - dias 07 e 08) - Devido a sua paixão pelo circo e suas numerosas viagens a festivais internacionais de arte de rua, Pauline se especializou na performance com a Roda Cyr. Criada na Bélgica e viajando o mundo inteiro, Pauline Zoe estudou Artes Cênicas na UFMG, em Belo Horizonte.

Santa Víscera Teatro – Teatro à la Carte – Brasil, SP (todos os dias) - No  “Teatro à la Carte” o público escolhe o que quer assistir em Cardápios de Cenas, compostos por 17 opções.  Esta é uma ideia original do Santa Víscera Teatro, uma companhia paulista que realiza em espaços alternativos as suas cenas e que agora chega à Bahia através do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. No "menu" encontram-se cenas de escritores consagrados da literatura mundial como: Érico Veríssimo, Saint-Exupéry, Anton Tchékhov, Luis Fernando Veríssimo, Harold Pinter, Dario Fo, Franca Rame, além de criações coletivas do grupo.

Tova Snyder – Artes Plásticas – EUA (todos os dias) - Com a ajuda de grandes, e sobretudo dos pequenos, Tova cria ao vivo cenas do Festival sobre placas de madeira colocadas no chão. As obras incluem imagens dos artistas participantes do evento. Toda criança é artista, e pode participar!

Valeria Altmark – Contorcionismo e Bambolê - Argentina (todos os dias) - A contorcionista argentina Valeria Altmark já se apresentou na França, Itália, Espanha, Portugal, Peru, Panamá, Catar, Emirados Árabes, Turquia e Marrocos. Sucesso na TV Argentina, agora chega ao Festival Internacional de Artistas de Rua com seu show de tango e circo e faz o impressionante número com o arco e flecha com os pés, além de outros com o bambolê. Divertimento garantido para toda família.


Vanda Cortez – Bolhas Gigantes de Sabão – Brasil, BA (todos os dias) - Com formação de palhaça, nesta edição do Festival de Rua, Vanda vai encantar aos grandes e pequenos com as suas mágicas bolhas gigantes de sabão.

Nenhum comentário: