Solla mostra os avanços da saúde em A Tarde.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, mostrará nesta segunda-feira (9) os avanços obtidos no setor nos últimos quatros anos e as propostas da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, na sabatina realizada pelo jornal A TARDE, no Centro Universitário da Bahia (FIB), no bairro de Stiep.

No primeiro bloco da sabatina, cada representante dos candidatos a governo tem dez minutos para apresentar as propostas de saúde pública. Na etapa seguinte, um especialista comenta cada exposição dos representantes. No terceiro e ultimo bloco, os espectadores questionam os palestrantes.

Mais 1,1 mil leitos serão criados na rede pública de saúde até o final deste ano.. Foram construídos três novas unidades hospitais: em Irecê, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus. Além desses, há outros dois, o Hospital da Criança, em Feira de Santana, e o do Subúrbio, que serão inaugurados ainda em 2010.

Em 2007, a dívida no setor passava dos R$ 217 milhões, sem contar as pendências ligadas à baixa oferta de serviços de saúde e ausência de investimentos, bem como irregularidades por conta de ausência de licitações. O débito foi todo quitado, ao mesmo tempo em que eram regularizados os programas como SAMU-192, Farmácia Básica e Saúde da Família. Recuperou-se a gestão do Sistema de Saúde Estadual, que era precária, evitando-se, por exemplo, o descumprimento das contrapartidas financeiras obrigatórias.

O programa da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT-PP-PSB-PDT-PCdoB-PRB-PSL-PHS) prevê cinco metas a serem cumpridas nos próximos quatros anos: fortalecer e consolidar o SUS e o Programa Saúde da Família; ampliar a rede estadual, com a expansão de unidades, equipamentos e serviços de alta e média complexidades; expandir os serviços do SAMU 192 para mais regiões da Bahia; ampliar os leitos normais e de UTI em todo Estado; e garantir a produção de medicamentos básicos para a rede dos SUS, através da Bahiafarma.

Nenhum comentário: