Turistas que visitarem a comunidade indígena de Veleiro, no município de Prado, território Extremo Sul, passarão a contar com mais estrutura para contemplar e desfrutar das belezas naturais que o lugar oferece. Nesta quarta-feira (18), durante a Caravana Parceria Mais Forte - Juntos Para Alimentar a Bahia, no município Teixeira de Freitas, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Associação de Pescadores e Agricultores Rurais de Veleiro (Asparv), no valor de R$ 444 mil, para a execução das obras na comunidade e a aquisição de equipamentos.
O gestor da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), José Tosato, destacou que o convênio assinado é muito significativo, pois eles foram selecionados pelo edital do projeto Bahia Produtiva, da CAR/SDR, que contemplou projetos Socioambientais para a Conservação e uso Sustentável da Biodiversidade. “Veleiro é uma comunidade indígena que abrange povos da aldeia Tawá e Pataxó, e tem grande apelo ambiental. Lá é possível desfrutar de um turismo cultural e ecológico, além de poder provar de uma culinária tradicional que advém da agricultura familiar, por meio da pesca. Tudo isso somado a paisagens paradisíacas. Tenho certeza que os recursos alocados, via convênio, irão potencializar ainda mais a economia local, ajudando na sustentabilidade das famílias da comunidade”.
O presidente da Asparv, Vinicius Moura, ressaltou que a assinatura do convênio vai possibilitar a pavimentação das trilhas, aquisição de máquinas e equipamentos, além da construção de chalés para recepcionar os turistas. “Diretamente e indiretamente, cerca de 150 famílias serão beneficiadas com a qualificação do ecoturismo na comunidade, que fica próximo à praia do Corumbau”.
Para o secretário de Agricultura do município de Prado,
Lenilson dos Santos, as ações previstas no convênio irão viabilizar mais
estrutura para a comunidade Veleiro, e reforçar o desenvolvimento do município.
“Veleiro é uma comunidade indígena que tem muitas belezas para serem mostradas.
Agora, além da agricultura e da pesca, será possível apostar ainda mais no
ecoturismo, gerando emprego e renda para o pessoal, assim ganha eles e a
economia local também”.
Sobre a Caravana
A Caravana visa consolidar e ampliar as ações que já vêm
sendo executadas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia
dos municípios baianos. Entre os objetivos está a articulação entre os mais
diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o
desenvolvimento rural dos municípios baianos, promovendo a transversalidade
dessas ações.
De 2015 até o fim de 2022, por meio da SDR, serão investidos mais de R$ 2,9 bilhões, em iniciativas estruturantes, como as dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; assistência técnica e extensão rural (Ater); construção e ou requalificação de agroindústrias familiares; regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais; doação de mudas de palma forrageira, frutas e mandioca; reforma de mercados e centros de abastecimento; subsídios do Programa Garantia-Safra; criação de canais de comercialização e também na concessão do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), com incentivo fiscal.
A cada semana serão realizados quatro encontros nos
diferentes territórios. As próximas paradas serão nos territórios Piemonte do
Paraguaçu, no município de Itaberaba (24/05), Chapada Diamantina, em Seabra
(25/05) e Baixo Sul, em Valença (26/05). Confira a programação no site da SDR
(link).
Nenhum comentário:
Postar um comentário