Caravana para ampliar ações da agricultura familiar será lançada em Feira de Santana



Para consolidar as ações que já vêm sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos, terá início, neste mês de maio, as Caravanas Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia. 

A ação será lançada na próxima terça-feira (17), no município de Feira de Santana, território Portal do Sertão, no auditório do Hotel Ibis.  A estratégia da SDR: Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia tem a proposta da articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos.

A Caravana terá início na próxima quarta-feira (18), no Território de Identidade Extremo Sul, no município de Teixeira de Freitas e segue na quinta-feira (19), para o território Costa do Descobrimento, no município de Eunápolis, e vai até o dia 29 de junho de 2022, percorrendo todos os 27 territórios de identidade do estado. 

De 2015 até o fim de 2022, por meio da SDR, serão investidos mais de R$ 2,9 bilhões, em iniciativas estruturantes, como as dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; assistência técnica e extensão rural (Ater); construção e ou requalificação de agroindústrias familiares; regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais; doação de mudas de palma forrageira, frutas e mandioca; reforma de mercados e centros de abastecimento; subsídios do Programa Garantia-Safra; criação de canais de comercialização e também na concessão do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), com incentivo fiscal.

Agora, essas ações serão ainda mais potencializadas e articuladas para gerarem maior impacto local, com a participação de prefeituras municipais, consórcios públicos, universidades, agentes financeiros, entidades sem fins lucrativos e a iniciativa privada.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, explica que a Bahia, a partir de 2007, inaugurou uma nova forma de fazer gestão das políticas públicas democratizadas, com um diálogo permanente com a sociedade civil, no ambiente da agricultura familiar. “Isso se intensificou ainda mais com a criação da SDR, quando a secretaria adotou a estratégia dos editais, que envolve a sociedade civil como controle social, através dos conselhos municipais e da coordenação dos territórios, que foram envolvidos na seleção dos projetos. Apostamos em uma nova forma de entregar à sociedade baiana, especificamente da agricultura familiar, uma política pública compartilhada. As caravanas chegam nesse momento de prestar contas para a sociedade. Estamos apresentando esse balanço do que foi aplicado na agricultura familiar, fazendo isso por território”. 

Participam da ação dirigentes e equipes técnicas da SDR, dirigentes de organizações produtivas apoiadas pela SDR, representantes de instituições e movimentos sociais da agricultura familiar e populações tradicionais do campo, de instituições públicas parceiras, de entidades parceiras executoras do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), prefeitos(as), secretários(as) municipais de Agricultura e equipes técnicas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colegiados Territoriais e Conselhos Municipais.

 

Serviço

O quê: Lançamento das Caravanas Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia. 

Quando: Terça-feira, 17 de maio de 2022.

Onde: Hotel Ibis. Av. Cel. José Pinto dos Santos, 700 - São João, Feira de Santana 

Horário: 9

Nenhum comentário: