Lidera BP irá desenvolver competências empreendedoras em jovens rurais



Desenvolver competências empreendedoras em jovens líderes das comunidades rurais. Esse é o principal objetivo do Lidera BP - Formação e Desenvolvimento de Jovens Líderes do Projeto Bahia Produtiva, um programa de capacitação lançado, nesta quarta-feira (08), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A capacitação propõe transformar ideias em oportunidades, direcionar e capacitar jovens líderes das organizações da agricultura familiar, para estarem aptos a gerenciar, criar valor econômico e potencializar o ciclo de vida sustentável e perpétuo dos negócios cooperativos.

“Será uma experiência de quatro meses, com encontro semanais, que tem como metas desenvolver competências empreendedoras para o jovem líder, abordando temas como planejamento e gestão, busca pela inovação, inteligência de mercado, tomada de decisão para acessar novos mercados e estratégias para melhorar o nível de competitividade e desempenho das organizações. Estamos lançando a semente hoje para que ela possa germinar e trazer benefícios na vida desses jovens”, explica o coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi.

A participação dos 31 jovens da primeira turma – em um universo de 106 inscritos -, foi elogiada pela especialista sênior em Desenvolvimento Social do Banco Mundial, cofinanciador do Bahia Produtiva, Juliana Paiva. “Fico honrada de participar do lançamento dessa experiência que vai tocar na vida real de cada um de vocês dentro das comunidades rurais. Os jovens que desbravam esse papel de liderança mostram que é possível estar à frente mesmo diante de tantos desafios que vivemos hoje no Brasil e no mundo”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou a importância da troca de aprendizados e experiências entre os jovens. “Será uma etapa de muito aprendizado, debate e novos conhecimentos. E isso a juventude tem muito. Cada um aqui é de um local vinculado a algum tipo de trabalho e tem muito também a dar. Esse crescimento é individual, mas também coletivo porque, no futuro, nós vamos ter pessoas que vão ajudar a Bahia a inovar quando o assunto for empreendimentos rurais”. 

 

Aula Magna

Organizado em cinco módulos (Cooperativismo e Associativismo, Empreendedorismo, Finanças e Tributação para as Cooperativas, Gestão de Marketing e Vendas, Liderança Transformadora) e um estágio supervisionado, o Lidera BP tem a parceria da Conexsus e do Sebrae, e teve início com a palestra do professor de Sociologia da UFRB, Nilson Weisheimer, que tratou, entre outros temas, dos desafios dos jovens agricultores no novo cenário mundial e na perspectiva da agricultura familiar.

O jovem Lucas Ataíde, da Associação Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, elogiou o primeiro encontro: “Posso dizer que começamos com chave de ouro. Estamos muito animados com a oportunidade desse curso, desde a apresentação da estrutura didática ao conhecimento atrelado à prática. Me sinto em uma graduação”.

A jovem Isabela Pereira, da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Queimada e Adjacências (Adequa), em Iraquara. Também agradeceu a oportunidade. “Eu me perguntei muito se eu sou capaz de ser uma liderança jovem na minha comunidade. Mas essa formação e as possibilidades que enxergo para o meu município de Iraquara já estão me deixando muito mais animada”, comentou.

 

Nenhum comentário: