Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste realiza reunião online




Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 06 de maio, e tratou do enfrentamento às consequências da pandemia do COVID- 19 para a cultura

O Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste reuniu-se via web-conferência na tarde de quarta-feira (06), com participações dos estados da Bahia, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas e Pernambuco. Em pauta, os desafios, ações e perspectivas da região diante das consequências para a cultura no cenário de enfrentamento à pandemia do COVID- 19, e a Lei Nacional de Emergência Cultural.

“O Fórum tem uma representatividade muito importante e um peso ainda maior neste momento em que estamos. Os estados do Nordeste compartilham especificidades, assim podemos andar alinhados em nossas alternativas. E estamos unindo forças pela criação e aprovação no Congresso Nacional da Lei Nacional de Emergência Cultural, o que é essencial para o descontingenciamento do Fundo Nacional de Cultura, que nos possibilitará o fortalecimento de políticas públicas”, declara a secretária estadual de cultura da Bahia, Arany Santana, presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste.


A reunião contou com a colaboração de Cris Ramires, assessora da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que em ação suprapartidária com os membros da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados fez um relato do Projeto de Lei e sua construção e o atual estágio que trata de ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do coronavírus no Brasil. Também participou Glauber Piva, chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, que trouxe um panorama da colaboração entre os estados para a busca de soluções por meio do consórcio e das vias para uma construção conjunta.

Também foi discutido o cenário da Cultura no pós-pandemia e retomada da economia nas cidades e estados nordestinos, vislumbrando intra-estado se tenha a Cultura como eixo central de desenvolvimento econômico. Assim, para a SecultBA a busca é ter a Cultura na centralidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, do Nordeste e do Brasil.

Nenhum comentário: