As feiras livres exercem um
importante papel na economia dos municípios e são um grande gerador de emprego
e renda para agricultores familiares. Para apoiar a readequação de feiras
municipais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento
Rural (SDR), lança a campanha Viva a Feira, com o objetivo de apoiar os municípios
a adequarem as feiras livres, feiras orgânicas, feiras agroecológicas e
mercados municipais, às normas de saúde recomendadas para enfrentamento da
Covid-19.
Dentre os cuidados, está a
adoção de boas práticas de higiene e de distanciamento social, tanto pelo
feirante quanto em relação aos alimentos produzidos pelos agricultores
familiares e comercializados na feira. Dessa forma, será garantida a
regularidade do abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis para as
cidades, também garantindo a renda das famílias que vivem no campo.
A campanha Viva Feira é mais
uma estratégia da SDR, que se soma a outras iniciativas de combate à pandemia,
e de especial apoio aos agricultores e agricultoras familiares neste momento,
possibilitando adequar as feiras livres e mercados municipais aos novos tempos.
Nos últimos cinco anos, a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação
Regional (CAR), já investiu R$ 41,2 milhões na construção e reforma de 54
mercados municipais e mais R$ 9 milhões na aquisição de 12.260 barracas de
feira livre padronizadas, que foram entregues a diversos municípios baianos,
com padrões de segurança e higiene para melhor comercialização de produtos.
Inicialmente, as ações da Viva
a Feira serão focadas nos dez municípios baianos com maior índice de
contaminação pela Covid-19. Como é o caso de Jequié que, na última quarta-feira
(27), recebeu a doação de 120 barracas padronizadas, cinco mil máscaras e 2.500
luvas. Ainda estão na lista os municípios de Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Ilhéus,
Salvador, Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Lauro de Freitas. Os municípios já
apoiados pela SDR/CAR, com a reforma ou construção de mercados municipais e
entrega de barracas de feiras livres, também terão prioridade. A lista dos
municípios que já receberam as barracas padronizadas de zinco galvanizado está
disponível no site da CAR.
De acordo com secretário da
SDR, Josias Gomes, a campanha, idealizada pela SDR, é para dar visibilidade às
feiras municipais por entender que são o supermercado da agricultura familiar.
“Com esse propósito, a secretaria tem recuperado e reconstruído mercados
municipais e feiras de mais 50 municípios e vamos continuar com essa ação para
que a readequação das feiras tornem cada vez mais um espaço agradável de
comercialização da agricultura familiar, aliado a isso queremos adequar a nossa
nova realidade, diante da pandemia, para que tanto o consumidor quanto o
agricultor tenha condições sanitárias adequadas”.
Viva a feira
A campanha prevê a oferta de
um 'kit feirante', a fim de que seja um elemento de proteção da saúde do
feirante e do seu público consumidor. O kit contém máscaras de proteção, gorro,
avental, frasco de álcool em gel e folhetos, que explicam a ação e informam os
cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres com a
higienização dos alimentos e os seus cuidados de higiene pessoais. A Viva a
Feira é uma ação da SDR em parceria com as secretarias estaduais do Planejamento
(Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
O município participante da
campanha, de forma parceira e solidária, precisa situar a feira livre em local
arejado e limpo, disponibilizar pia com água encanada, para ser acionada ao
pisar em um botão instalado no chão, participar, junto com os feirantes, da sua
organização, dispor as barracas com a distância mínima de três metros entre
elas e ter funcionários para ordenar o público de forma a evitar aglomeração.
Soma de esforços
Cruz das Almas é exemplo de município
que recebeu investimentos da SDR/CAR de R$ 433,7 mil para requalificação do
Mercado Municipal e, com apoio da prefeitura, segue investindo para melhorar as
condições de higiene do local. De acordo com o prefeito Orlando Peixoto, o
investimento fortaleceu a comercialização dos produtos da agricultura familiar
e proporcionou um espaço agradável e confortável para que os agricultores
pudessem comercializar seus produtos com cobertura e bancadas.
“Hoje, podem comercializar
seus produtos faça chuva ou sol. Com a pandemia fizemos a descentralização da
feira livre, deslocamos esses agricultores com seus produtos para cinco bairros
da cidade para que não haja aglomeração em um local e, os feirantes utilizam
máscaras, álcool em gel e essa ação tem auxiliado na prevenção e saúde da
população”, explicou o prefeito de Cruz das Almas.
Em Mairi, foi investido R$ 1
milhão na reforma do mercado municipal, com ampliação na cobertura do mercado,
implantação de restaurantes, melhoria na estrutura e sanitária. O prefeito
Jobope destacou que, mesmo com a pandemia, foi possível manter o local aberto,
pois foram adotadas todas as medidas. “Todos os feirantes estão com máscaras,
distribuímos 20 mil máscaras, e qualquer suspeita da doença enviamos uma equipe
para que seja feito um teste rápido”.
Foto: Prefeitura de Cruz das
Almas.
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