Mulheres rurais são beneficiadas durante Caravana Parceria Mais Forte em Valença



O incentivo à produção agrícola das agricultoras familiares, por parte do Governo do Estado, continua cada vez mais firme. Nesta quinta-feira (26), durante a Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, do território do Baixo Sul, em Valença, mais um convênio do projeto Bahia Produtiva foi assinado e beneficiará 49 famílias, a maioria chefiada por mulheres.

O convênio, no valor de R$ 539 mil, foi assinado com a Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Familiares do Vale do Piau, e os recursos serão aplicados para fortalecer atividades do sistema produtivo da mandiocultura na comunidade, com a aquisição de equipamentos e insumos agrícolas.

A presidente da Associação, Sueli Silva, foi só alegria durante o evento. “Desde que nós acessamos o edital, muita coisa já mudou. Hoje, as nossas mulheres já têm uma rentabilidade, elas já têm a liberdade de comprar o que elas quiserem para as suas casas, de colocarem os seus filhos em uma escola melhor. E, com a chegada dos equipamentos, como o trator para gente plantar a mandioca e a chapa para fazer o beiju em nossa cozinha comunitária, vai melhorar mais ainda a renda das mulheres. Devemos chegar a ter mais de um salário mínimo por mês, para cada mulher, com a venda dos produtos”.

As famílias também irão receber assistência técnica e extensão rural (Ater) qualificada e equipamentos, como seladora a vácuo, balança digital, máquina para produção de múltiplos salgados, forno para beiju, roçadeira, além de uma carreta, que irá facilitar a logística para a comercialização.

 

Quintais produtivos

As mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), sediada em Valença, também participaram da Caravana realizada no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins.

São, no total, 102 mulheres que se preparam para receber quintais produtivos, com o objetivo de fortalecer ainda mais a produção local e a feira agroecológica, que acontece todas às sextas-feiras no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Valença. “A gente está muito feliz com a chegada dos equipamentos e a nossa expectativa é muito boa para potencializar a nossa feira e aumentar a nossa clientela. Agradecemos muito ao Governo do Estado”, comentou a presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos, conhecida como Branca.

O Bahia Produtiva é o projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial

Nenhum comentário: