Secretária visita cidades afetadas pela chuva no Extremo Sul; força-tarefa atua na reconstrução de áreas

Ontem, quarta-feira (15), a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, visitou os municípios de Jucuruçu, Coqueiro e Nova Alegria – distrito que foi completamente destruído pela ação das chuvas dos últimos dias. O Governo do Estado montou uma força-tarefa, em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, para auxiliar os milhares de moradores afetados. Além da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que passou a funcionar como gabinete avançado, o ginásio do Colégio Estadual São João Evangelista foi transformado em ponto de apoio para a distribuição de comida, remédios e suprimentos para cidades vizinhas.

Paim acompanhou de perto os desafios enfrentados pelos moradores que tiveram suas casas destruídas pela força das águas. “Muita gratidão a Deus pela possibilidade de contribuir, através do Governo da Bahia, para o cuidado com a saúde da população. Já são 5 meses à frente da Secretaria e, entre tantos enfrentamentos em meio a uma pandemia, tivemos agravos com as enchentes do Extremo Sul. Muitas pessoas perderam suas casas, a construção de bens de uma vida inteira e, nesse momento, estão isoladas e afetadas emocionalmente, fisicamente. Assisti de perto esse sofrimento e levamos para a população, além de alimentos, vacinação, educação no cuidado com as casas, sanitização entrega de medicamentos básicos, que se traduzem em possibilidade de reconstrução da esperança através da prevenção em saúde. Sigo olhando no olho de cada um para dizer que acreditem nas pessoas e retomem a esperança de dias melhores”, avalia Paim.

De acordo com o último boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, 11 pessoas morreram e 267 ficaram feridas após as fortes chuvas que atingiram a região. Mais de 15 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 6 mil desabrigadas.

 

Esforço coletivo

A atuação das equipes que auxiliam no processo de resgate e reconstrução das cidades também foi exaltada pela secretária da Saúde, que agradeceu o empenho e dedicação de todos para que o trabalho em equipe pudesse, de fato, levar auxílio aos que mais precisam. “Espero de todos o que sempre espero de mim, que é muito empenho, empatia e profissionalismo com as causas que escolhemos para cumprir. A população pode estar vulnerável, mas ela sabe exatamente do que precisa: diálogo, acolhimento e ensinamentos técnicos para terem saúde e força para a reconstrução de suas vidas. Obrigada a todos, estarei atenta e de prontidão aqui no comando da Saúde no Estado da Bahia”, agradece.

Crédito da Imagem: Manu Dias/GovBa.

Nenhum comentário: