Mel com favo é uma das novidades da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

O mel com favo da marca Melira é um dos produtos que serão lançados durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começa nesta quarta-feira (15) e segue até o domingo (19), no Parque Costa Azul, em Salvador.  O mel com favo produzido pela Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), localizada no Semiárido baiano, poderá ser encontrado em potes de 260g e 750g.

Melira significa Mel em tupi guarani e traz como principal característica do produto a pureza. Ele é multifloral com predominância das flores silvestres da Caatinga, livres de contaminação de pesticidas e agrotóxicos, o que assegura a qualidade e o elevado padrão dos produtos. 

Os produtores contam com a diversificação da flora nativa, que confere ao mel um sabor exclusivo e de alto valor medicinal e uma diversidade de cores, aromas e sabores apreciados em todo mundo. A marca Melira traz ainda o mel puro em garrafas, sachês e bisnagas. Os produtos contam com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) e Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A extração é feita artesanalmente e os apicultores são treinados para que durante todo o processo os cuidados com a higiene e pureza do produto sejam mantidos. O trabalho de capacitação para controle de qualidade do sistema produtivo é realizado por meio de implantação do sistema de Boas Práticas de Manipulação (BPM), Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigo e Ponto Críticos de Controle (APPCC), recomendados pelo Ministério das Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O rigoroso controle de qualidade durante todas as etapas da produção é a garantia de um mel 100% de qualidade. 

O presidente da Cooarp, José Carlos, afirma que a expectativa para participar da Feira da Agricultura Familiar é grande: “Vamos trazer mais visibilidade para o mel e buscar espaço no mercado interno diante das inovações que estamos desenvolvendo para essa nova marca nossa”. 

A Cooarp recebe apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com investimentos de mais de R$ 3,4 milhões para ampliação e reforma da unidade de beneficiamento e adequação de entreposto, equipamentos apícolas, construção de uma nova unidade de mel, além de assistência técnica e apoio à gestão. 

 

A Feira

A Feira conta com a comercialização de 1.500 produtos de 200 cooperativas e associações de todo o interior do estado. Espaços inéditos como licuriteria (produtos derivados do licuri), umbuteria (produtos derivados do umbu), cajuteria 

(produtos derivados do caju), cachaçaria, cafeteria e chocolateria, espaço infantil e uma programação musical diversificada.  

O público também poderá conhecer e adquirir os produtos das tendas Indígena e Quilombola, e visitar a Vila Gastronômica, que servirá comidas rápidas e petiscos, utilizando ingredientes da agricultura familiar, além de picolés produzidos com frutas do Cerrado, a exemplo do pequi, buriti, araçá, jaboticaba e cagaita, entre outros.

A 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).


Serviço:

O quê: 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Onde: Parque Costa Azul, em Salvador

Data: 15 a 19 de dezembro de 2021

Horário: das 16h às 22h (Quarta a Sexta) e das 10h às 22h (Fim de Semana)

Entrada gratuita. É só chegar

Nenhum comentário: