Saubara recebe investimento de R$ 120 mil em piscicultura



Cerca de 40 mil quilos de pescado devem ser produzidos anualmente em Saubara graças a um investimento de R$ 120 mil da Bahia Pesca na cidade. A verba será destinada à reforma e construção de 17 tanques-redes de até 600 m² que serão usados pela Associação de Agricultores e Pescadores Familiares da Fazenda Araripe.

O investimento vai gerar emprego e renda para cerca de 30 famílias associadas à entidade. “São centenas de baianos que têm uma tradição de pesca e aquicultura, mas que não dispõem de recursos para realizar o sonho de iniciar seus processos produtivos. Agora, com esse aporte, eles podem começar a trabalhar com perspectiva de ter, em breve, alimento na mesa e dinheiro no bolso”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

O recurso será repassado à Associação, que ficará responsável por providenciar a reforma de 15 tanques-redes de 30m x 10m, com profundidade de 1,5m; e pela compra de mais dois tanques-redes de 30m x 20m, com a mesma profundidade dos demais. Os recursos serão usados ainda na compra da ração que alimentará os filhotes de peixe até que atinjam o tamanho ideal para a despesca, venda e consumo.

O ciclo de produção, ou seja, o tempo entre a colocação do peixe no tanque-rede e sua retirada, varia de seis a sete meses. A expectativa é de que, a cada ciclo, os piscicultores consigam retirar 20 toneladas de pescado dos tanques.

Nenhum comentário: