OSBA celebra 39 anos no dia 30 de setembro com Live Concerto de Aniversário interpretando obras de Tchaikovsky e Mussorgsky



Na semana do seu aniversário, a Sinfônica da Bahia movimenta suas redes sociais com curiosidades e fatos da orquestra, convocando o público a interagir

No dia 30 setembro, a Orquestra Sinfônica da Bahia completa mais um ano de existência enquanto corpo artístico. Celebrar mais um aniversário em meio à pandemia, significa para a OSBA seguir se reinventando e levando música para o  maior número de pessoas possível, ainda que no ambiente digital. No dia em que completa 39 anos (30/09), a OSBA realiza a Live Concerto de Aniversário, às 20h com transmissão ao vivo diretamente do palco do Teatro Castro Alves para o canal da OSBA no YouTube. No programa, duas obras russas de bastante energia, “Uma noite no Monte Calvo”, de Mussorgsky ( 1839-1881) e “Concerto para violino em Ré maior, Op. 35”, de Tchaikovsky ( 1840-1893), sob regência de Carlos Prazeres e solos da violino de Priscila Rato, spalla da OSBA.

Para além do seu aniversário de 39 anos, o ano de 2021 tem sido de fundamental importância para a orquestra, já que ao final desta Temporada, em março de 2022, se completam cinco anos que a OSBA é gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), já que em abril de 2017 a Sinfônica da Bahia passou por processo de publicização. Com gestão da ATCA, uma Organização Social sem fins lucrativos, e mantida com recursos do Governo do Estado da Bahia, através de sua Secretaria de Cultura (SecultBA), estes últimos cinco anos representam um período de avanço para a orquestra, que teve um aumento do seu público em mais de 200%. Mesmo com todos os desafios enfrentados por conta da pandemia em 2020 e neste ano, conseguiu expandir seu público no interior da Bahia e em várias cidades do Brasil, conquistando nossos espaços e aumentando sua presença no ambiente digital. As atividades da OSBA Como uma memória deste ano de experimentações e inovações em seu modo de fazer música, a OSBA lança um documento com relato de suas ações em 2020 e início de 2021, “Música de Concerto em Tempos de Pandemia”, que pode ser acessado publicamente através do link aqui.

Para Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, a Live Especial de Aniversário,  será uma forma de destacar a orquestra e sua capacidade interpretativa, posto que se tratam de obras que exigem bastante energia dos intérpretes, como também uma forma de resgatar o ânimo e a conexão com seu público, depois de um longo período sem encontros presenciais entre os próprios integrantes da orquestra, que tem tocado sem plateia desde janeiro de 2020. “As duas obras que escolhemos são muito energéticas então esperamos que elas mexam com a energia do nosso público, com a empolgação de todo mundo, como um prenúncio de que finalmente voltaremos para a nossa fase presencial, de reencontro com eles”, diz Prazeres, se referindo ao fato de que tanto OSBA quanto o Teatro Castro Alves planejam realizar os primeiros eventos presenciais a partir do mês de outubro.

Para além da escolha de um programa que destacasse a performance orquestral da OSBA, Prazeres complementa a escolha da spalla Priscila Rato enquanto solista. “Priscila é a líder da orquestra, então esta escolha se dá por conta da orquestra ser a grande homenageada da noite, em seu aniversário, quanto como uma forma de destacar a capacidade solista dos grandes músicos que temos”, completa o maestro. 

CAMPANHA DE ANIVERSÁRIO:  durante a semana que antecede a Live Concerto de Aniversário, as redes sociais da OSBA estarão trazendo conteúdos especiais que celebram os 39 anos da orquestra. Haverá um vídeo em que o maestro Carlos Prazeres responde perguntas do público, vídeo de fatos e curiosidades sobre a OSBA e algumas memórias divertidas compartilhadas pelos músicos e pelo corpo administrativo da Sinfônica da Bahia. Todos esses conteúdo serão compartilhados no Instagram e no  Facebook

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).


SERVIÇO:

30/SET – LIVE CONCERTO ANIVERSÁRIO DA OSBA 

Local: Sala Principal TCA

Horário: 20h

Regente: Carlos Prazeres

Solista: Priscila Rato (violino)

Programa:

M. MUSSORGSKY– Uma noite no Monte Calvo (12’) 

P. I. TCHAIKOVSKY – Concerto para violino em Ré maior, Op. 35 (33’)

Nenhum comentário: