Investimentos do Governo do Estado impulsionam a agricultura familiar no Litoral Sul



O Governo do Estado autorizou, na quinta-feira (16), em Camacã, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênio, no valor de R$ 5 milhões, com o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), que beneficiará 1.260 famílias agricultoras dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itaju do Colônia, Itapebi, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.

O recurso do convênio será aplicado em iniciativas de regularização fundiária, serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), impulsionamento dos sistemas produtivos do cacau, mandioca, bovinocultura leite e piscicultura, além de outras ações que contribuem para a sustentabilidade das famílias agricultoras. “Nosso propósito maior ao aproximar o Governo do Estado do Consócio, junto com a integração dos prefeitos, é fomentar a produção de alimentos na Bahia e alavancar o crescimento da agricultura familiar, em especial nos 11 municípios que compõem o CIMA”, afirmou o secretário da SDR, Josias Gomes.

Ainda com o Consórcio CIMA, a SDR foi autorizada a firmar outro convênio no valor de R$ 290 mil, para construção de uma unidade regional de classificação de ovos, no distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote. “O Governo do Estado, por meio da SDR, vem trabalhando para encurtar a distância das políticas públicas, voltadas para agricultura familiar, na perspectiva de fortalecer a economia dos municípios e garantir emprego e renda para as famílias que vivem no rural”, observou Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da SDR.

Os investimentos anunciados para o desenvolvimento rural do Litoral Sul integram a ação ‘Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia’, uma estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural Estado (SDR), que tem por objetivo a produção de 1,31 milhão de toneladas de alimentos em 130 mil Unidades de Produção Familiar (UPF).

Foto: Ascom SDR/CAR e Alberto Coutinho/GOVBA  

Nenhum comentário: