CERB emite Nota de Esclarecimento sobre o abastecimento de água no Povoado Juá



Em virtude das constantes reclamações dos moradores do Povoado Juá na cidade de Paulo Afonso na Bahia sobre a obra que levará água potável a comunidade, a CERB - Companhia De Engenharia Hídrica E De Saneamento Da Bahia, emitiu uma Nota de Esclarecimento.

Segue a nota:

Leia ela abaixo.


"NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS MORADORES DE JUÁ

Em virtude dos frequentes questionamentos acerca da operacionalização e funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água Paulo Afonso Juá, a CERB faz uso dos meios de comunicação desta região para trazer alguns esclarecimentos sobre os processos que vem sendo executados para a conclusão dos testes e consequente abastecimento das comunidades. Salienta-se que o texto aqui apresentado trata apenas dos aspectos técnicos da obra, com esclarecimentos das principais dúvidas que a população tem sobre o funcionamento do Sistema, não havendo nenhum cunho político ou de interesse pessoal.

Em 21/09, a CERB iniciou o processo de transferência do abastecimento da localidade para o novo sistema implantado. Nesse processo, seria substituída a bomba que realiza a captação da água no poço subterrâneo existente na localidade por uma de maior potência e vazão. Esta seria ampliada em praticamente o dobro de forma a melhorar o abastecimento.

No entanto, a equipe técnica da CERB identificou que o tipo de energia presente na localidade era incompatível com os equipamentos de bombeio e quadro elétrico a serem instalados. Dessa forma, foi mantida a bomba existente para o funcionamento e teste do novo sistema de recalque e distribuição. Aqui vale salientar que o novo sistema não só ampliaria a capacidade de vazão da captação, fornecendo maior quantidade de água por hora de funcionamento, mas também ampliou a rede de distribuição, contemplando diversos domicílios antes não atendidos pelo sistema existente.

Diante dos fatos da impossibilidade de troca do equipamento de bombeio e de o novo sistema possuir uma malha maior de tubulação a ser abastecida, a CERB enfrentou algumas dificuldades no abastecimento, sendo necessário implantar alguns registros ao longo da rede para a execução de manobras. Com isso, conseguimos, de uma forma emergencial, atender à demanda de água da localidade.

A CERB sabe que esta não é a situação ideal e está empenhada em resolver de forma definitiva, o mais rápido possível, a situação do aabastecimento de água de Juá. Para isso, já foi providenciada a compra de um autotransformador para possibilitar a instalação da bomba adequada para o funcionamento eficiente do sistema. O equipamento está sendo enviado de São Paulo e assim que estiver disponível nas instalações da CERB, será prontamente instalado.

Pedimos a compreensão de toda a população para o uso consciente da água, especialmente nesse período enquanto o sistema ainda funciona sem sua capacidade total. Dentro de um prazo de 30 dias toda a problemática será resolvida e a comumidade se beneficiará de um sistema novo, moderno e de melhor qualidade.

A CERB entende o apelo da população por este bem tão precioso e continua empenhada e disponível para qualquer esclarecimento que se fizer necessário. Nosso compromisso sempre foi levar água com qualidade a quem mais precisa por esse sertão afora, e é inspirado nessa missão que prezamos e lutamos para que nossos projetos se tornem realidade.

Equipe CERB"

Nenhum comentário: