CDA e Conaq dialogam sobre regularização fundiária em áreas quilombolas



Representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e lideranças de comunidades dos territórios Chapada Diamantina, Extremo Sul, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Oeste Baiano, Recôncavo e Vale do Jiquiriçá participaram, nesta segunda-feira (20), de reunião no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Dentre os encaminhamentos, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho sobre regularização fundiária das áreas quilombolas na Bahia.

Camilla Batista, coordenadora executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da SDR, considera que “o diálogo é essencial para definição de estratégias exitosas, que norteiam a tomada de decisões e que atendam às reivindicações dos agricultores e agricultoras familiares, dos povos e comunidades tradicionais, do povo que luta pela terra”.

Para José Ramos, da Conaq, o diálogo irá fortalecer no avanço da titulação dos territórios: “Foi uma reunião bem produtiva e acreditamos que a mesa permanente para discutir a regularização fundiária nos territórios quilombolas foi um dos passos de suma importância para mantermos o diálogo, as discussões e a titulação dos nossos territórios. A nossa expectativa é de fato avançar nas nossas terras, nossa comunidade ter de fato os seus títulos coletivos para os seus territórios, para sua sustentabilidade de vida, de renda, de desenvolvimento”.

Presenças - O deputado estadual Robinson Almeida esteve presente na agenda.

Nenhum comentário: