Agricultores do Vale do Jiquiriçá vendem produção para o PAA pela primeira vez



Agricultores e agricultoras familiares do município de Ubaíra, do Território Vale do Jiquiriçá, comercializaram, pela primeira vez, neste mês de setembro, alimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foram mais de 13 toneladas de produtos, que fizeram parte da cesta de alimentos entregue a famílias em vulnerabilidade social, inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Ubaíra.

A ação contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), organização que presta assistência técnica e extensão rural (Ater) a essas famílias, via contrato firmado, por meio da Chamada Pública Ater Agroecologia, com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O agricultor Jaelson Souza, da comunidade de Duas Barras, conta que antes eles produziam os alimentos, mas não tinham quem comprasse ou, quando vendiam, era para os atravessadores que não pagavam um valor justo. Ele conta ainda que, mesmo sendo a sua primeira entrega ao PAA, já percebe os benefícios: “Entregamos a produção e recebemos um valor justo por cada produto. Isso traz renda e incentiva a produzirmos a cada dia mais”.

A educadora da FASE, Elenilda Porcino, reforça que essa é uma importante ação de apoio e incentivo à agricultura familiar: “Essa política pública é um direito da agricultura familiar. Faremos o que for preciso para que eles consigam, cada vez mais, ter essas conquistas daqui pra frente”.


PAA

As ações do PAA são executadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), em parceria com a SDR, via equipes técnicas da Bahiater e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com recursos oriundos do Governo Federal, Governo da Bahia e Emendas Parlamentares.

Com informações e fotos da FASE.

Nenhum comentário: