Ações para o desenvolvimento rural são debatidas no Território Bacia do Rio Corrente



Buscar ferramentas e planejar ações para fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, nos municípios que compõem o Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, a partir da parceria com o Governo do Estado, foram objetivos da reunião de trabalho, realizada nesta quinta-feira (09), no município de Santana.

O encontro foi realizado no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que visa a integração das ações do Governo do Estado, com as prefeituras e Consórcios Públicos, e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar. A reunião contou com a participação de dirigentes e equipe técnica da SDR e do Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (Cibarc). 

Josias Gomes, secretário da SDR, destacou que o encontro foi importante para consolidar esse trabalho que já vem sendo realizado com os municípios do território: "Todas as ações que vêm sendo desenvolvidas contam com o apoio integral do governador Rui Costa, na integração das ações do Governo do Estado com os municípios. Sem o apoio das prefeituras essas políticas não terão os resultados esperados". O secretário lembrou que a agricultura familiar é, sem dúvida, um importante reforço para economia dos municípios e para a saúde do povo, pois é ela que produz a maior parte dos alimentos que chegam às mesas dos baianos.

Durante o encontro, foram apresentadas estratégias que vêm sendo executadas pela SDR, em todo o estado, que deverão ser ampliadas na Bacia do Rio Corrente, a partir da parceria que será firmada com o Cibarc.  Entre as ações, estão a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), a implantação ou requalificação de agroindústrias e a regularização fundiária, distribuição de insumos agropecuários de fomento à produção e desenvolvimento de tecnologias que aumentem a produtividade e sustentabilidade, entre outras. O objetivo é promover o desenvolvimento rural, aumentar e qualificar a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, gerar trabalho e renda no campo, além de movimentar e dinamizar a economia dos municípios.


Cibarc

O presidente do Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (Cibarc) e prefeito do município de Cocos, Marcelo de Souza, enfatizou que “hoje foi um dia histórico para nós aqui da Bacia do Oeste. Caminhamos de mãos dadas com a agricultura familiar, Cocos é um município que tem um agronegócio forte, mas muito mais forte é a agricultura familiar e nós procuramos fomentar esse nicho, investir, e nada melhor do que este momento de estarmos aprendendo mais para levarmos as facilidades e os caminhos melhores para a agricultura familiar de Cocos e toda Bacia do Rio Corrente”. 

O prefeito de Santana, Marcos Cardoso, observou que o resultado do encontro foi promissor no que se refere à qualificação das vendas dos produtos da agricultura familiar no Território: “Eu fico muito feliz por vocês estarem aqui hoje e a gente construir essa agenda positiva da unificação dos municípios e que, a partir daqui, nós temos o SIT – Serviço de Inspeção Territorial para viabilizar a comercialização dos produtos da vila. É dessa integração que nós precisamos”. 

A programação, que contou com a apresentação das principais atividades da agricultura familiar desenvolvidas no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, como piscicultura, avicultura e bovinocultura de leite, teve a participação de representantes da Central de Associações do município de Santana e uma mostra de produtos oriundos dessas associações.


Visitas

A comitiva visitou também o Mercado Municipal Santana e outras localidades na região, que trabalham no segmento da agricultura familiar. Participaram da reunião Célia Watanabe, titular da superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Camilla Batista, coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR), Yulo Oiticica, superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag/SDR), equipes técnicas da SDR, que atuam no território, representantes das secretarias municipais e organizações sociais da agricultura familiar, dentre outros.

Nenhum comentário: