Comunidade rural de Monte Santo apresenta melhorias no manejo de caprinos



O projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, já investiu R$57 milhões no sistema produtivo da caprinovinocultura da Bahia. Os recursos estão sendo aplicados em 109 empreendimentos, beneficiando diretamente 3.600 famílias, entre eles a Associação São Domingos dos Pequenos Agricultores de Curral Falso, do município de Monte Santo, no Território do Sisal.

A associação foi beneficiada com R$682,4 mil em recursos para o fomento à criação de ovinos e caprinos. No local, 34 famílias da comunidade estão vendo o resultado dos investimentos, com a melhoria na criação dos animais.

Foram construídos 34 apriscos com capacidade para 50 animais e 34 cisternas de produção conjugada aos apriscos. Estão previstas ainda a entrega de 510 mil mudas de raquetes de palma doce ou miúda, seis reprodutores de ovinos e quatro de caprinos puros de origem e máquinas e equipamentos como forrageira, reboque, compactadora e ensacadora de silagem.

A propriedade do agricultor José Almeida Aquino agora conta com um abrigo para seus animais e uma cisterna com capacidade de 52 mil litros de água: “Antes, os animais ficavam soltos por aí, no frio e na chuva e tínhamos que buscar água no rio e trazer as latas na cabeça. Era muito trabalho e ainda perdíamos muitos animais, foi uma grande mudança e estamos muito felizes”.

O agricultor Gicelio Cavalcante de Brito conta que, com o aprisco, o manejo com os animais ficou mais fácil: “Agora também temos onde armazenar água e a tendência é melhorar cada vez mais nossos rebanhos”.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Nenhum comentário: