Plenário do Senado aprova indicação de Sérgio Sá Leitão para diretoria da Ancine.

O Plenário do Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (11), a indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A indicação foi aprovada na Comissão de Educação nesta manhã, após sabatina e relatório favorável do senador Roberto Muniz (PP/BA).
Entre as demandas colocadas pelos senadores estão a descentralização da produção audiovisual e a desburocratização da Ancine. Roberto Muniz ressaltou que se faça valer a Lei do Audiovisual, que garante 30% dos recursos da Ancine e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Essa é uma solicitação muito grande do coletivo de produtores, de empresas, de cineastas e diretores dessas regiões, que querem ver, através da transparência e desburocratização, a possibilidade de acompanhar esse que é um direito já colocado pela lei” afirmou Muniz.

Sérgio Henrique Sá Leitão defendeu também o fortalecimento das produções regionais e a regulamentação de dispositivo que prevê a destinação de 30% dos recursos do fundo de audiovisual. “Precisamos efetivar o desenvolvimento regionais com a cota de 30 por cento dos recursos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirmou o novo diretor da Agência, que ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Rosana dos Santos Alcântara.

A sabatina da manhã foi acompanhada de perto por um grupo de artistas e cineastas, entre eles Cacá Diegues e Wladimir de Carvalho, a artista e roteirista Suzana Pires, além de funcionários da agência e do Ministério da Cultura. O senador Roberto Muniz, Sérgio Sá Leitão, Cacá Diegues e outros artistas foram recebidos em audiência pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE), antes da votação no Plenário.

Nenhum comentário: