Editais impulsionam projetos de poesia, teatro e audiovisual na Bahia.

Editais lançados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), têm impulsionado o desenvolvimento de projetos em áreas como audiovisual, teatro e poesia. O documentário baiano ‘Jonas e o Circo sem Lona’, por exemplo, recebeu apoio via Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), através do edital de Mobilidade Artística e Cultural.

"O filme conta a história de Jonas, um menino de 13 anos, que vem de uma família muito tradicional de circo na Bahia. Ele está tendo uma trajetória bonita", explica a diretora Paula Gomes. O documentário, que fez estreia nacional em março deste ano, percorreu mais de 30 festivais e ganhou prêmios no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França.

Já o edital Grafias Eletrônicas selecionou 20 textos literários, que foram oralizados pelos próprios autores e transformados em produtos audiovisuais veiculados nas TVE BA e Rádio Educadora. "A única exigência é que fosse um texto que pudesse caber em um minuto. Muitos escritores tiveram a chance de mostrar seu trabalho", afirma a escritora Clarissa Macedo, que participou das gravações. 


Outro importante mecanismo de fomento à cultura na Bahia é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que viabiliza eventos como o Prêmio Braskem de Teatro. Essa e outras iniciativas de apoio a projetos artísticos são apresentadas em vídeo da série 'Nossa Cultura', produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Secult. Assista ao vídeo neste link.

Nenhum comentário: