"Chama-se "investigação" porque exatamente não é mera suposição.

Investigação é uma busca motivada que procura olhar a realidade buscando "provas" de uma determinada narrativa.

Newton estranhou que tudo "caísse" e não se satisfez com as respostas. Foi investigar ...

Pois bem, eu sou um zeloso gestor público que tenho que lutar contra a corrupção no meu país.

Meu país tem 200 milhões de habitantes vou investigar todos? Não dá. Então eu tenho que fazer "recortes" ... diminuir meu conjunto-universo. Bom ... como eu quero investigar corrupção e enriquecimento ilícito vou investigar todos os que enriqueceram rapidamente e sem explicação aparente. Todos.

Lula enriqueceu? Não.
Mas FHC era professor e ficou rico, Serra nem se sabe o que é e ficou milionário. Sarney, Cunha e etc.
O que leva a investigar Lula e não os outros?

Ahhhh o Lula foi gestor público.
Ok, então vamos investigar TODOS os gestores públicos? Não dá ...

De novo, vamos ter que recortar. Como quero os gestores corruptos vou ver os que enriqueceram sem explicação aparente. Lula enriqueceu? Não.

Ahhhh mas eu não acredito que ele não tenha enriquecido. Ok, então quebramos sigilo fiscal, financeiro, telefônico e fazemos busca e apreensão em sua casa. Veja que tudo isto é apenas baseado na minha vontade, porque não havia motivo para tudo isto. Mas ainda assim fazemos esta ilegalidade.

Terminados todos os procedimentos nada foi encontrado.

Ahhh mas eu não acredito, ele deve ter laranjas e estar escondendo patrimônio. Ok, então vamos grampear TODOS OS SEUS advogados, fazer quebras de sigilo em todos os filhos, amigos, pessoas próximas, esposa e devassamos todas as informações. Ok, ainda que seja ilegal, fazemos. E fazemos baseados apenas EM UMA ENORME VONTADE DE PROVAR uma tese que não tem a mínima justificativa na realidade. Mas faz-se tudo isto durante 3 anos. 3 Anos de grampos a mais de 20 advogados, aos filhos e etc.

Nada é encontrado. Ora ... por todas as lógicas do universo é para encerrarmos a discussão.
Mas não é isto que se faz, porque eu ACREDITO QUE ELE É LADRÃO.

Então, eu passo a desconfiar que esta pessoa realmente tenha dado as tais "palestras" que ele justifica ter ganho um pouco de dinheiro. Apesar de terem vídeos, aúdios e notícias na imprensa dos países. Não pode. Ele não pode ter feito. Depois passo a desconfiar dos valores, afinal o Karnal ganhar 80 mil por palestra é legal, o FHC ganhar 100 mil reais por palestra é ótimo, mas o maior político vivo da América, considerado o melhor presidente entre os anos de 2002 e 2010, tendo recebido mais de 50 títulos de doutor honoris causa NÃO PODE GANHAR mais que os brancos e bem nascidos e instruídos.

Então eu passo a criminalizar atividades totalmente normais como visitar um apartamento para compra, ou passar tempo em propriedades de amigos. Ou comprar caiaquinhos para se divertir. Mas mesmo assim nada é provado. Então eu passo a usar a imprensa para mostrar para todo mundo que esta pessoa fala "palavras de baixo calão", "que toma pinga", que é "bobo, feio e nojento".

Mas continua-se sem absolutamente nenhum indício de enriquecimento, de atividade desonesta ou ilegal.

Ahhh mas ele foi falar bem da Odebrecht no exterior ... 
Que bom que foi. O primeiro ministro japonês veio ao Brasil fantasiado de Mario Bros para promover a Nintendo e a Olimpíada no Japão. E ele ainda era primeiro ministro. Lula não era mais presidente.
O Sarkozy saiu pelo mundo para vender os caças Rafale da França. Bill Clinton dava conferências pelo mundo patrocinado pela Exxon Mobil. Clint Eastwood fazia palestras pela Associação Nacional de Rifles. Não há nada de errado nisto.

E Lula continua morando no mesmo apartamento, tomando a mesma cerveja, seus filhos continuam de classe média. Não têm imóveis, não têm contas no exterior, não almoçam ou jantam em restaurantes de 3000 reais a conta. Nada ... nada indica qualquer enriquecimento.

Se depois disto tudo você não entendeu o que é "perseguição", o que é "preconceito de classe", o que é "ódio político" e porque a esquerda fica revoltada vendo que Cunhas, Aécios e família, Serras e Família, FHC e família, Sarney e família NUNCA receberam um milésimo de todos  este "esforço patriótico contra a corrupção" então você é desonesto intelectualmente e é parte do problema que este país está enfrentando."

Por Fernando Horta.

Nenhum comentário: