Codevasf promove seminário sobre perspectivas de agronegócio no Baixio de Irecê.

As experiências e os resultados de pesquisas de cultivos irrigados e as alternativas de negócios, comercialização e financiamento são o tema do I Seminário Perspectivas de Agronegócio para o Baixio de Irecê e Região. Organizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o evento ocorre no sábado (3), durante a 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri), das 8h30 às 17h, no Centro de Eventos de Irecê (BA).
O público-alvo são os agricultores irrigantes selecionados para ocuparem a 1ª etapa do perímetro de irrigação Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, no semiárido baiano, além de técnicos, agricultores e instituições da região. O seminário tem entre os objetivos melhorar condições de produção, produtividade, extensão rural e comercialização.
A abertura do seminário será feita pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, com a palestra “O perímetro irrigado Baixio de Irecê – implementação e perspectivas de desenvolvimento regional”. Entre os palestrantes, além de técnicos da Companhia, estarão representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Petrobras, da Bioóleo Industrial, da Brasfut e do Banco do Nordeste.
Ao longo do dia, a programação inclui duas mesas redondas: “Manejo de solos arenosos e suas potencialidades” e “Comercialização e crédito”. A primeira, na parte da manhã, contará com as palestras “Cultivo de solos arenosos e potencialidades para o projeto Baixio de Irecê” e “Manejo de água na irrigação”. À tarde, a segunda mesa redonda será formada pelas palestras “Cooperativismo, agregação de valor e comercialização na região de Irecê”, “Financiamento da produção”, “Visão de futuro para a área de fruticultura: metodologia de compra da Brasfrut” e “Oportunidade para plantio de mamona no Baixio de Irecê”.

Nenhum comentário: