Bahia Notícias deve pagar multa de mais de R$ 53 mil por divulgar pesquisa eleitoral sem registro.

A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) condenou a empresa responsável pelo sítio eletrônico “Bahia Notícias” ao pagamento de multa de mais de 53 mil reais por divulgar pesquisa eleitoral pública sem o devido registro na Justiça Eleitoral. Decisão resulta de representação feita pela PRE no mês passado.

De acordo com a representação, de autoria do procurador Regional Eleitoral José Alfredo, as pesquisas eleitorais podem influir de modo relevante na vontade dos eleitores ou até mesmo na escolha dos partidos, motivo pelo qual a legislação eleitoral estabelece determinados requisitos para realizar e divulgar pesquisas para o público em ano eleitoral.

Segundo a PRE, foi expedido ofício ao responsável pelo site “Bahia Notícias” para que demonstrasse a comprovação dos requisitos legais. Entretanto, após análise da resposta, que não demonstrou o cumprimento da lei, a PRE entrou com a representação requerendo a condenação da empresa ao pagamento de multa de R$ 53.205,00, valor mínimo estabelecido em lei, por ser a primeira vez que a empresa é representada.

Nenhum comentário: