7.1.12

Josias Gomes se reunirá com o ministro Fernando Bezerra para tratar da seca na Bahia.

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, estará compondo uma comitiva de parlamentares que vão se encontrar na próxima terça-feira, 10, com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra. Sob a coordenação do senador Walter Pinheiro, também do PT baiano, os parlamentares vão em busca de recursos para atender mais de 100 municípios do estado que sofrem o efeito da estiagem.
“Os municípios encontram-se em várias regiões do estado, e, além da perda na agricultura e na pecuária, a população dessas localidades estão sofrendo a falta d’água, e, assim, esperamos todos que o ministro seja sensível às reivindicações da Bahia”, explicou Josias Gomes. Em entrevista neste sábado à Agência Brasil, o senador Walter Pinheiro também expôs as razões da audiência com o ministro: “Estamos muito preocupados porque a cada dia a situação se agrava, há pessoas que já estão sem água e, fora isso, os agricultores rurais acumulam perdas”, disse o senador, lembrando que a estimativa é que cerca de 300 mil agricultores familiares da Bahia estão em dificuldades.
As áreas mais afetadas pela seca são Portal do Sertão, cuja principal cidade é Feira de Santana, Sertão do São Francisco, cuja principal cidade é Juazeiro, Semiárido Nordeste II, cuja principal cidade é Paulo Afonso, e o Território de Vitória da Conquista. Nessas regiões há produção de feijão, milho e sizal, além da criação de ovinos e caprinos.

Tentativa de assassinato no centro do BTN.

Nesta tarde de sábado (07), por volta das 15h e 30 minutos aconteceu uma tentativa de homicídio. O fato aconteceu, segundo informações, na Rua Afonso Raimundo no Bairro BTN 02.
A policia ainda não sabe quem terá atentado contra a vida de “Lanterna”, como é conhecida a pessoa agredida. Pessoas que estava no local afirmam que a ambulância do Samu – Serviço de Atendimento de Medido de Urgência teria demorado muito para atender a ocorrência no local.
Lanterna foi levado ao hospital ainda com vida e novas notícias assim que um boletim medico for emitido. (Informações de Zé Ivandro)

Obama promete "fazer o que for preciso" pelo crescimento.

"Este ano, vou continuar a fazer tudo o que for preciso para fazer avançar a economia e assegurar que as famílias de classe média reconquistam a segurança que perderam nos últimos 10 anos", disse Obama.
Pronto, agora já sabemos que outros países vão ser invadidos pelos “isteitis”. Só para Obama ganhar as eleições. Alguém ai já contabilizou quantas pessoas já foram mortas para um presidente fosse reeleito?

Jamaica diz que vai romper laços com rainha Elizabeth 2ª.

A nova primeira-ministra da Jamaica, Portia Simpson Miller, disse que pretende transformar a ilha em uma república, destituindo a Rainha Elizabeth 2ª como chefe de Estado.
Em seu pronunciamento inaugural, Simpson Miller disse que ama a Rainha, mas que é chegado o momento de a Jamaica abandonar a monarquia e ter seu próprio presidente.
Tudo certo! Pode ate melhorar o ar na Inglaterra agora. Pouca fumaça, tempo ruim agora, só do escapamento dos carros mesmo.

Estudante agredido em show de banda de Pagode Parangolé.

O estudante de Direito Dielson Desidério Monteiro, de 21 anos, prestou queixa na 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã, alegando ter sido espancado por seguranças durante o show da Banda Parangolé. A agressão, segundo ele e outras cinco testemunhas, ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 5, no Wet'n Wild, na Paralela.
Machucado na nuca, onde um galo estava saliente, além de boca, costelas e costas, o rapaz foi atendido pela manhã no Hospital do Aeroporto, em Lauro de Freitas, antes de dirigir-se à delegacia.
Dielson contou não lembrar de ter ouvido nomes, mas ter conversado com o chefe dos seguranças. “Eram uns sete ou oito, todos com camisa escrito segurança. Quando eu caí eles já foram chutando rosto e costelas”, afirmou o rapaz. (Atarde)
A pessoa que vai a um show de pagode
(não é música. É no Maximo um barulho ritmado) ta esperando o que mesmo? Isso é castigo meu irmão.

3.000 pés de maconha foram encontrados em Mata Grande/AL.

Na manhã desta quinta feira (5) a 3ª Companhia de Polícia Militar em Mata Grande apreendeu 3.400 pés de maconha, cerca de 100 kg da droga. A apreensão aconteceu no Sítio Olho D’Água dos Barbosa, zona rural do município. Os agricultores Cícero Andrade da Silva, 36, e Ivanildo Dias da Silva, 53, foram presos no local.
A droga era cultivada em um terreno de um hectare alugado e preparado com um sofisticado sistema de irrigação com água de minação de poços artesianos e adubo químico. Segundos os presos, foram gastos cinco mil reais na montagem do equipamento. Eles ainda revelaram que a plantação pertence a dois homens do Estado de Pernambuco.
A operação policial foi desencadeada pelo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Mata Grande, Capitão Winston Santana, que recebeu uma denúncia anônima e desde então monitorava o local há mais de 40 dias.
Segundo o comandante, a ação policial começou as 2h da madrugada, mas, devido ao difícil acesso pela caatinga, somente às 6h30min conseguiu chegar à plantação onde Cícero Andrade e Ivanildo aguavam a erva quando foram cercados pelos policiais. A droga era cultivada em Mata Grande e comercializada nas cidades pernambucanas de Manari, Ibimirim e Salgueiro. Os presos e a droga se encontram na delegacia de polícia da cidade.
O caso é investigado pelo delegado distrital José Valter Fontes Cunha. Participaram da operação quatro viaturas e 20 policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), GPMs de Inhapi e Canapi. Todos pertencentes ao 9º Batalhão de Polícia de Delmiro Gouveia. (Ascom/PM-AL)

População do Sertão é castigada pela seca.

Em consequência da longa estiagem, principalmente na região do alto sertão sergipano, 11 municípios decretaram situação de emergência.

A estimativa é que mais de 11 mil pessoas já estão sendo afetadas pela falta de chuva nos municípios de Frei Paulo, Tomar do Geru, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Gararu e Itabi.

Diante da situação de seca prolongada o Governo do Estado fará a distribuição de água nas áreas mais afetadas por meio de carros pipas.
De acordo com a Coordenação Estadual da Defesa Civil, o município que apresenta a situação mais grave é Poço Redondo, onde 24 caminhões pipas abastece a população diariamente.

Itabi foi o último município a encaminhar a documentação solicitando ajuda do Estado. (Geison de Oliveira)

Sem chuvas, Onze municípios decretam situação de emergência.

A estiagem contínua no estado de Sergipe fez com que onze municípios do estado decretassem situação de emergência. Diante da situação os municípios começarão a ser beneficiados com a Operação Pipa.
Os municípios que serão beneficiados com a operação são: Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Gararu, Frei Paulo, Tomar do Geru, Monte Alegre e Itabi.
O município de Itabi decretou situação de emergência na ultima terça-feira, onde foi enviada a documentação com a solicitação de homologação para a Coordenação Estadual da Defesa Civil, e ao lado dos outros 10 municípios Itabi também se encontra em situação de emergência.
Entre os municípios a situação mais grave é a de Poço Redondo, em que a seca foi instaurada desde o mês de outubro. O município está sendo abastecido por 24 caminhões-pipa. (Aparecido Santana/ITnet)

Amanhã (08) a Seleção sub17 joga em Jeremoabo/BA focada na invencibilidade.

Neste domingo (08) a seleção sub17 volta a jogar pela Copa do Caju 2011/2012. O adversário desta feita é a boa seleção de Sitio do Quinto que vem com o intuito de tirar a invencibilidade do selecionado jeremoabense que vem reforçado de Klismam, Alisson Bicudinho e Lucas.
Os jogadores Jeremoabense se concentrarão domingo pela manhã para que fiquem focados no jogo que é importantíssimo para as pretensões do técnico José de Oliveira em se manter invicta na competição. (Tony Filho)

6.1.12

Vacarezza: "Não valorizo ministro técnico".

Na contramão do vice-presidente Michel Temer, o líder de Dilma Rousseff na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) afirma: “Cargo de ministro deve ser ocupado por políticos, não por técnicos.”

Em entrevista ao blog, Temer defendera como “melhor solução” uma fórmula híbrida. Os partidos passariam a privilegiar a formulação de políticas. Para implementá-las, patrocinariam a indicação de gestores técnicos. “Isso seria o ideal”, disse.

Ouvido pelo repórter, o líder do governo soou noutra direção: “Não valorizo ministro técnico”, declarou, em timbre peremptório. “Em qualquer lugar do mundo, mesmo nas nações parlamentaristas, cargo de ministro é exercido por políticos.”

Acrescentou: “Não existe política de ministro ou de partido. No presidencialismo, quem define as políticas de governo e escolhe os executors é o presidente da República. Ministro que não executa a política do governo é trocado.”

Vaccarezza esmiuçou seu raciocínio: “No início do governo Lula, tivemos no Ministério da Fazenda um médico [Antonio Palocci] que geriu a economia com extrema competência. Portou-se como político, não como médico.”

Aplica a mesma tese ao tucano José Serra, ex-titular da Saúde de FHC? “Acho que o Serra teve no Ministério da Saúde um desempenho melhor do que o obtido nas disputas políticas. Ele é engenheiro e economista. Pela formação, não poderia gerenciar a Saúde. E foi melhor no cargo do que na política.”

Na opinião de Vaccarezza, “uma o êxito de uma cirurgia cardíaca depende da habilidade do cardiologista. Mas um bom médico não será necessariamente um bom ministro ou um administrador competente de hospital.”

Do mesmo modo, argumenta o deputado, “um bom professor não será obrigatoriamente um ministro da Educação capaz.” Vaccarezza dá de ombros para a tese segundo a qual a presença de políticos na Esplanada abastarda o governo, tornando-o mais suscetível à corrupção.

“Se você pega a história do Brasil ou de qualquer outro país, a corrupção não tem relação direta com o fato de os eventuais envolvidos serem políticos ou técnicos.”

Recordou-se ao deputado que o DNA de boa parte dos escândalos costuma carregar o gene das emendas penduradas por parlamentares no Orçamento da União.

E Vaccarezza: “É injusto associar a corrupção ao Legislativo, a Casa da política. Temos centenas de emendas. Há 513 deputados e 81 senadores. No total, 594 parlamentares. Ainda que houvesse problemas com as emendas de 60, teríamos 10% do Legislativo. Nem assim seria adequado generalizar.” (Blog do Josias)

Ameaça de morte contra Lidice e o governador Wagner.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) telefonou no início da tarde desta sexta-feira (30) para Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública da Bahia, e pediu que ele investigue uma suposta ameaça de morte contra ela e o governador baiano Jaques Wagner (PT).

A assessoria da senadora recebeu, às 11h35 desta sexta, um e-mail com o título "denúncia", no qual havia um relato de que um ex-policial militar "está sendo pago" para matar Lídice e Wagner.

Segundo a assessoria da parlamentar, mesmo que o e-mail se trate "apenas de terrorismo", foi necessário tomar providências frente à Secretaria de Segurança.

A mensagem eletrônica, assinada por Ariel Guzmann, dá nome e endereço completos daquele que seria o ex-policial militar "pago para matar você (Lídice) e o governador Jaques Wagner". "Ele é um matador profissional", finaliza o e-mail.

A assessoria da senadora fez algumas pesquisas rápidas na internet com os nomes tanto do autor da mensagem como do suposto ex-policial militar e disse que nada encontrou. (Marina Dias/Terra)

Canudos, no interior da Bahia. Porojeto ajuda a comunidade.

Reféns são obrigados a cantar parabéns em assalto a banco.

Durante um assalto a uma agência do Banco do Brasil, em Baixa Grande (250 km de Salvador), bandidos obrigaram os reféns a cantar "parabéns a você" a um dos integrantes da quadrilha. O crime aconteceu no início da tarde dessa quinta-feira. Segundo o agente da Policia Civil Gilmar Barbosa Silva, por volta das 13h, 12 homens que portavam armas de grossos calibres chegaram à cidade em um Honda Civic prata e uma Honda Mitsubish L 200. O último veículo tinha sido roubado horas antes de um casal na BA-052.
De acordo com o policial, os bandidos chegaram atirando para cima e não tiveram dificuldades de finalizar o plano. Alguns homens ficaram nas ruas apontando pistolas, escopetas e sub-metralhadores em direção às pessoas. Os demais, após quebrarem o vidro da porta de entrada, entraram e renderam os seguranças. A ação durou cerca de 20 minutos. Gilmar disse que, ao entrar no estabelecimento, um dos criminosos se dirigiu a uma funcionária e disse "você é uma velha conhecida, às vezes nos encontramos por aqui".
De posse do cofre, os bandidos levaram como refém o gerente conhecido com Eduardo e outros dois funcionários. O agente afirmou que na fuga o bando deixou a cidade atirando para cima e cantando parabéns para você, em celebração ao aniversário de um dos integrantes do grupo. "Eles ainda obrigaram o trio feito refém a cantar e bater palmas para o aniversariante". Os reféns foram liberados três horas mais tarde. O valor levado não foi divulgado. Segundo Gilmar, o Grupo de Combate a Assalto a Bancos no Estado está em busca da quadrilha. O policial informou que na cidade há "apenas dois agentes e um delegado, equipe insuficiente para combater um bando fortemente armado". (Portal terra)

5.1.12

GOVERNADOR WAGNER ENTREGA OBRAS EM CORONEL JOÃO SÁ, NORTE DA BAHIA.

O governador Jaques Wagner entrega, nesta sexta-feira (6), às 10h, no município de Coronel João Sá, nordeste da Bahia, 100 casas populares no loteamento Habitar Coronel João Sá II. Na construção das residências, em parceria com o governo federal, foram investidos R$ 860 mil.

Também serão entregues 157 cisternas em placa de cimento, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, e a pavimentação de ruas em paralelepípedo, com recursos de emendas parlamentares e do Ministério das Cidades. (Secom/Bahia)

PAULO AFONSO DE PORTAS ABERTAS!

Estive lendo algumas matérias nos sites de notícias de Paulo Afonso, além de ouvir alguns comentaristas de rádio local, e não me contive em prestar minha contribuição à informação.

Nasci em Paulo Afonso há 40 anos, e meus pais são naturais de Glória, ou seja, uma mesma raiz. Da família dos meus pais tem parte de portugueses, de negros e caboclos. Ou seja, sou brasileiro e tenho muito orgulho disso, porque ser brasileiro é ser misturado, mesmo. E nós nordestinos é que somos misturados: de índios, portugueses, holandeses, franceses, espanhóis e africanos, pois as invasões estrangeiras iniciais foram por aqui, três séculos antes das imigrações italianas e alemãs que deram um rumo diferente ao sul do país, pois não eram invasores e sim trabalhadores. Ou seja, os interesses eram outros. Os primeiros queriam saquear as terras e, os últimos viver aqui e produzir riquezas para si e o seu novo país. E muitos brasileiros saíram de suas terras de nascimento e, também, fizeram história por onde passaram.

A nossa cidade, Paulo Afonso, é um pouco desse “Brasilzão de meu Deus”, que teve o orgulho de ser construída por mãos fortes e trabalhadoras de: alagoanos, pernambucanos, paraibanos, cearenses, potiguares, sergipanos, piauienses, maranhenses, e principalmente, baianos de todas as estirpes. Mas ainda tivemos mineiros, paulistas, cariocas, gaúchos, capixabas, goianenses, manauras, paraenses, além de europeus e americanos que ajudaram na montagem das usinas. Todos eles deram a Paulo Afonso uma contribuição incomensurável. Deram as feições de cada belo rosto, do estilo de moradia, na forma amigável de conversar e receber pessoas, de festejar e de brincar que só se ver em Paulo Afonso.

Paulo Afonso, ainda, pode-se dizer, abriu portas para empreendedores, homens e mulheres de coragem e determinados, que como dizem: “chegou puxando a cachorrinha por aqui”, e hoje, são prósperos comerciantes que com muito trabalho e essa bela recepção pauloafonsina venceram, e aqui estão com seus familiares, gerando empregos, ajudando a promover o desenvolvimento local, com mercadorias, serviços de saúde e tantos outros.

Por tudo que nossa cidade foi e é não consigo conceber como pessoas, que se colocam na condição de formadores de opinião, utilizam-se da mídia para promover o “xenofobismo” (discriminação de pessoas que migram para sua cidade), além de se mostrar com total desconhecimento de como se fomenta o desenvolvimento, comete crime de discriminação previsto pela Lei nº 7.716/1989 (art. 1º e 3º). Tem que se ter cuidado, pois esse discurso fez surgir o nazi-facismo da II Guerra. Digo isso, porque ouvi e li aberrações contra os aprovados do concurso público da prefeitura (que virou “via crucis” para os mesmos, e que até hoje nada provaram de irregularidades no certame), simplesmente porque boa parte destes é natural de outros municípios, como se isso fosse algum dano a sociedade. E olhe que o prefeito é alagoano, o ex-prefeito do sudoeste da Bahia, e o antecessor de Sergipe; Zé Ivaldo pernambucano; o mais perto de ser “nato” foi Adauto Pereira, que nasceu em Glória, de qual fazíamos partes até a emancipação de 1958. E o que dizer do secretariado e da Câmara atual? A maioria de migrantes (ou filhos de) que elegeu Paulo Afonso como “sua Terra”. E os nossos irmãos “trecheiros” em Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Recife, São Paulo, Minas, Paraná, R.G. Sul, Mato Grosso, e tantas partes deste país contribuindo com o desenvolvimento de lá. E os que estão em outros países como Angola, Moçambique, Haiti, Iraque, África do Sul, Venezuela e Bolívia, reconstruindo e levando tecnologia para estas nações amigas, não poderão ser aceitos pelos habitantes destes lugares?

Ao contrário, sejam todos bem vindos a Paulo Afonso. A vinda de vocês a nossa amada cidade representará mais empregos no comércio, nas escolas, no setor imobiliário, no lazer, etc., e muita alegria. E imagine na saúde com cerca de 40 novos médicos (aprovados de outras regiões) residindo em nosso município, que avanço terá o setor! Quanto aos que infelizmente terão que ser, mais cedo ou mais tarde, demitidos da prefeitura por serem contratados, poderão se preparar melhor e buscar espaço em outras áreas ou em concursos públicos. Afinal, todos estes sabiam desde o início que o contrato é “temporário” (como bem especificado está na listagem de servidores do TCM), e tiveram esta oportunidade de aprender e conquistar títulos, e desde já meus votos de agradecimentos a todos àqueles (as) que deixaram marcas positivas no serviço prestado. Mas, está chegando à vez daqueles que por direito conquistaram estas vagas, com esforço e dedicação aos estudos, amparados pela Constituição e reiteradas decisões judiciais favoráveis.

Aos que se desmediram nas palavras, ainda dá tempo de rever seus conceitos e se desculpar publicamente, afinal vocês também, são fruto de família de migrantes que contribuíram para o nascimento e desenvolvimento desta cidade. Ao gestor municipal sugiro bom senso e reconhecimento dos direitos destas pessoas, não protelando mais, mas oportunamente ver neles um serviço público mais eficiente, de qualidade e com garantia de continuidade. Feliz 2012 a todos e a todas!

Lúcio Flávio Teixeira.

Camaçari terá nova maternidade pública.

O Ministério da Saúde liberou R$ 13,5 milhões para construção de uma maternidade em Camaçari. A informação foi divulgada hoje (04), pelo Senador Walter Pinheiro, que articulou em Brasília a liberação da verba para agilizar a implantação da unidade.

“Além disso, garantimos a confirmação de R$ 17,5 milhões para aquisição de equipamentos para hospitais e postos de saúde na Bahia”, destacou o senador, que teve uma agenda cheia de compromissos ao lado do Governador Jaques Wagner, em Brasília.

No início da manhã, Pinheiro participou do lançamento do novo EcoSport 2012, que será fabricado para toda a América Latina na unidade de Camaçari. Pinheiro destacou que novos projetos também estão sendo desenvolvidos na Bahia em parceria com a Ford, a exemplo do uso da fibra do sisal para a fabricação dos painéis dos automóveis.

“Isso vai trazer uma nova dinâmica para a cadeia produtiva do sisal, que sustenta a vida de milhares de baianos em todo o semiárido”, destacou Pinheiro. O setor automotivo é o quarto maior segmento industrial da Bahia. No Brasil, representa 19,5% na produção industrial de transformação. (Assessoria do Senador Pinheiro)

4.1.12

O Jornalista Leandro Fortes fala da tática da mídia para derrubar ministros.

Ele é Jornalista, professor e escritor, autor dos livros “Jornalismo Investigativo”, “Cayman: o dossiê do medo” e “Fragmentos da Grande Guerra”, entre outros. Sua mais recente obra é “Os segredos das redações”. É criador do curso de jornalismo OnLline do Senac no Distrito Federal e professor da Escola Livre de Jornalismo. Foi durante o Encontro Internacional de Blogueiro em Foz do Iguaçu que o Notícias do Sertão o entrevistou.

Com o Governo Dilma vivendo duas situações extremas, a primeira é a grande popularidade aferidas pelos institutos de pesquisas, a outra é a outra foi à queda de alguns dos seus ministros por denuncias de irregularidades em suas pastas. O que é um contra-senso, já que a presidenta goza de tamanha popularidade e alguns ministros são acusados de meter a mão no dinheiro público.

Para o Jornalista Leandro Fortes da Revista Carta Capital, a popularidade de Dilma é o resultado da continuação do bom trabalho que Lula vez, sobretudo na questão social. O que as pesquisam mostram então, seria o reflexo da continuação do governo Petista. Ele ainda acha que para essa popularidade venha cair, seria preciso fazer muito coisa errada ainda.

Na saída dos ministros o governo teria caído em uma armadilha terrível, que seria a “formulazinha básica” de derrubar ministro que a mídia (PIG) tem. Uma forma precária e primária e rasa, mas que tem dado certo. Uma eficiência fora do comum que é o feito pela revista Veja. A de levantar “uma lebre” e em seguida ser reverberada pelo Jornal Nacional da Rede Globo e durante semanas e pelo restante dessa mídia insistentemente, as vezes sem nenhuma prova do que se está noticiando. Diga-se que em alguns casos, são investigações do próprio governo e que a mídia as coloca como se fossem denuncias feitas através de investigações próprias, confundindo a população brasileira.

Essa formula foi utilizada com Palocci. E se chegou a Orlando Silva que foi acusado por um “PM bandido” de ter recebido propina na garagem do ministério dos esportes e que ate o momento não houve uma prova matéria e que possivelmente não aparecerá, mas que mesmo assim, a mídia atacou durante dias ate que o ministro caísse. Após isso, sumiu do noticiário diário, mostrando o desinteresse e o verdadeiro objetivo, derrubar ministros do Governo Dilma. Essa é a formula que vem sendo utilizada pelo PIG. Eles fazem denuncias de todo o jeito e depois que um ministro cai, somem as notícias dos jornais e Tvs. Pressionado o governo acaba por achar melhor demitir, cortar a cabeça de um aliado para acabar com a onda de boataria, quando na verdade deveria enfrentar a situação e não abrir mão do estado de direito, do transitado e julgado. E todas as acusações estão sendo investigadas pela policia federal, pela CGU e pelo ministério público. A exceção seria a da garagem que não há prova alguma disso.

Leandro ainda acha que essa pressão feita pela mídia para derrubar ministros está criando um constrangimento para a republica e não seria um problema só do governo Dilma. Ele pergunta: quem é que define quem fica e quem sai no governo republicano. A mídia, essa mídia? Porque já se sabe que quando sai uma denuncia na sexta-feira na Veja e vai para o jornal nacional, na segunda-feira o senador Álvaro Dias fará um pronunciamento da tribuna. Isso é certo!

Mas o que causa mesmo estranheza para o Jornalista é o silêncio do Governo diante de tantas denuncias sem comprovações. “O Governo não reagir, não peitar, não ter coragem. Isto é que me causa estranheza”, finaliza Leandro Fortes.

Delíso volta a comandar Abaré por decisão do TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar nesta quarta-feira (04) em favor de Manoel Campos Fonseca, vice-prefeito eleito do município de Abaré, Bahia, para que ele seja reconduzido ao cargo juntamente com o prefeito eleito, Delísio de Oliveira da Silva. A decisão do ministro é válida até o julgamento da matéria pelo Plenário do TSE.

Para Lewandowski a concessão da liminar faz-se ainda necessária, tendo em vista que “desde o afastamento do prefeito eleito, três vereadores já assumiram a titularidade da prefeitura, com a possibilidade de assunção ao cargo pelo quarto vereador”. “Impressionam, portanto, na espécie, as múltiplas e indesejáveis alternâncias no comando do Executivo que lançam o Município de Abaré em um gravíssimo quadro de instabilidade político-administrativa provocado pelo deficit de legitimidade democrática daqueles que, embora eleitos para o Legislativo, alternam, sucessivamente, na chefia do Executivo local”, relata o presidente do TSE.

Ao analisar o caso, o ministro Lewandowski, destacou diversas decisões proferidas no processo, tanto no âmbito da Justiça Eleitoral baiana (apesar de ter sido cassado pelo TRE-BA, eles haviam sido absolvidos em primeira instância, pelo juiz eleitoral), quanto no próprio TSE (decisão da ministra Nancy Andrighi, posteriomente cassada, havia autorizado a permanência no cargo), de que “as ‘Olimpíadas Escolares’ acontecem desde o ano de 2006, sendo bastante provável, ainda, que as camisas, sem qualquer referência à candidatura do requerente, foram distribuídas de forma restrita aos estudantes e à comissão organizadora do evento”.

Delísio de Oliveira e Manoel Fonseca foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito do município de Abaré em 2008, mas tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acusados de suposto abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral daquele mesmo ano.

A denúncia era de que ambos teriam violado o art.73, §10, da Lei das Eleições, quando realizaram a distribuição de camisas com a logomarca da prefeitura para estudantes participantes e para a comissão organizadora dos jogos estudantis, realizados durante o mês de julho do ano eleitoral. (Ascom/TSE)

EXCLUSIVO: Suspensos os empréstimos consignados para os Redas de Paulo Afonso/BA.

Com a decisão judicial de que todas as pessoas que estão trabalhando em regime de Reda - Regime Especial de Direito Administrativo devem ser demitidas e que os 1.800 aprovados no Concurso Público feito pelo então prefeito Raimundo Caires, devem assumir suas funções a informação nova é de que a administração local emitiu um comunicado direto ao Banco Bradesco, que tem uma agência nas dependências da própria prefeitura, de que não faça mais nenhum Empréstimo Consignado com os mesmos.
Segundo o que o Notícias do Sertão apurou, se o Banco fizer alguma transação com um dos Redas hoje na Prefeitura, poderá ter problemas para recebê-lo de volta. Acarretando mais um problema.
Em contato com a agência Bradesco em Paulo Afonso, eles dizem desconhecer e não tinham recebido o comunicado oficialmente ate às 12h e 20minutos. Que foi quando falamos com uma pessoa por telefone. Mas na prefeitura vários funcionários já estão comentando da nova situação. Muitos deles vêem nisso a confirmação de que agora os aprovados no concurso público vão ser mesmo chamados.

Eleições 2012: Diretórios do PT devem informar calendário para escolha de candidaturas.

A Secretaria Nacional de Organização do PT enviou ofício aos diretórios municipais do Partido solicitando informação sobre o calendário para indicação, impugnação e aprovação das candidaturas do PT às eleições proporcionais e majoritárias de 2012, cuja definição é de responsabilidade das comissões executivas municipais.

As informações devem ser feitas através do endereço eletrônico sorg@pt.org.br.

De acordo com a Sorg, o calendário deverá observar os prazos e intervalos mínimos definidos no Regulamento aprovado pelo Diretório Nacional do PT.

A Secretaria lembra no documento que os diretórios de capitais e de municípios com mais de duzentos mil eleitores, onde as eventuais propostas de apoio a candidato de outro partido deverão ser apresentadas até 15 de janeiro de 2012. (PT Nacional)

Rebelião no PT da Região de Juazeiro espõe briga estadual.

O PT do Sub-Médio São Francisco Baiano, através de todos os seus Diretórios Municipais, com apoio de Prefeitos, Vices, Vereadores, até de outros partidos, acompanhados por dezenas de Entidades do Movimento Social, dos 27 municípios que integram à área de abrangência administrativa da 6ª Superintendência Regional da CODEVASF, e muitos outros segmentos da sociedade organizada, fizeram um primeiro ato de protesto contra a exoneração da ex-superintendente ANA ANGÉLICA ALMEIDA LIMA, com a ocupação do cargo por parte do PSB, que não teve votos em toda a região. Como não há primeiro sem segundo, nem segundo sem terceiro, pode se entender o ato como apenas um de muitos outros protestos que vão acontecer, dentro do prédio da CODEVASF, em dimensão muito maior, inclusive no dia da posse do novo Superintendente. Os atos têm dois objetivos: primeiro, lançar, de modo pioneiro no país, a candidatura à reeleição da Presidenta Dilma contra o Governador de Pernambuco, seguindo a linha política do Diretório Nacional do PT, conforme tem dito e repisado várias vezes o Presidente Rui Falcão. Segundo, questiona a estupidez com que algumas pessoas do Diretório Estadual têm agido, cortando da própria carne para fortalecer o partido inimigo, sem ouvir a militância, sem discutir com lideranças locais e regionais, humilhando e ofendendo o povo são franciscano, principalmente o de Juazeiro, onde fica a sede da 6ª SR. Enquanto permanecer o silêncio de cemitério do PT Estadual, que não se explica nem se justifica, a novela promete ter muitos capítulos, cada vez mais dramáticos e interessantes no cenário da política baiana. Quem já viu esse filme aposta que a primeira conseqüência que já ocorreu é a antecipação da campanha à Prefeitura de Juazeiro, onde o PSB é aliado do PC do B, e, a esta altura, o PT não abrirá mão de ter candidato próprio. O PT da Bahia tocou fogo na seara, e já não pode mais apagar o incêndio. (Leinidas Pereira)

3.1.12

Dernival Oliveira diz que “Procurador mostra desconhecimento da Lei”.

E que seria o apadrinhamento de alguns a problema do prefeito agora.
Depois que um Site local colocou a afirmação do Procurador Flávio Henrique de que “aproximadamente 200 candidatos são de Paulo Afonso, o restante são todos de fora”. Isto em uma referência as pessoas que foram aprovadas no concurso publico da Prefeitura, o Notícias do Sertão ouviu Dernival Oliveira, presidente do PP – Partido Popular local sobre a informação de que a justiça determinou a demissão de todos os ocupantes de funções temporárias e a contratação imediata dos 1.800 daqueles que foram aprovados.
Para Dernival o “procurador demonstra total desconhecimento das Leis” quando faz uma “afirmação descabida dessas. Seria a mesma coisa que dizer que alguém de Paulo Afonso não poderia fazer um concurso em outra cidade”. Ele ainda disse que isso só está acontecendo porque há um apadrinhamento muito grande na prefeitura de Paulo Afonso/BA. O município contratou 2.138 pessoas, quase que duas vezes o número de aprovados no concurso.
“Qualquer advogadozinho, sabe que neste caso não cabe recursos”. Disse Dernival. Que ainda fez questão de dizer aos concursados que se precisarem da presença do partido é só convocar que eles vão estar juntos.

EXCLUSIVO: Pedro Aureliano o novo diretor do Hospital Nair Alves de Souza.

A indicação foi feita pelo o IMIP, mas precisará ser aprovada pela Chesf.
Com o pedido de exoneração do Cargo de Diretora e seu retorno ao trabalho como médica pediatra, Adriana Caminha deixou a vaga aberta e a possibilidade de que outra pessoa fosse indicada para ocupá-la. E é o que vai acontecer.
O IMP - Instituto de Medicina Integra do Recife em Pernambuco está indicando o nome de Pedro Aureliano Amador Carvalho, filho do secretário de Saúde do município de Paulo Afonso, Luiz Aureliano para ser o novo diretor do hospital. Ele já é ortopedista na instituição e caso se confirme a nomeação será um fato novo. O pai ira responder diretamente ao filho, já que o secretário também é médico no Nair. O nome de Pedro não é consenso entre funcionários do hospital.
A indicação de Pedro que já chegou a Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, ainda será analisada por uma comissão da Empresa e só depois do parecer final é que se saberá se será ele ou não o novo diretor do Nair Alves de Souza. Os problemas criados pelo pai na cidade deverão contar muito nessa analise, já que pessoas ligadas à área de saúde identificam o DNA do pai nessa indicação.

2.1.12

TCM/SE manda estado pagar retroativo a municípios.

Referente a impostos de Operações Relativas e Circulação de Mercadorias.
Em um ato deliberativo, o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios de Sergipe determinou que o estado pague ¾ (Três Quartos) dos 20% (Vinte por Cento) provenientes de créditos tributários remanescentes do extinto imposto sobre Operações Relativas e Circulação de Mercadorias e de 25% (Vinte e cinco por Cento) da arrecadação do imposto sobre transporte interestadual e de Comunicações do ICMS, no exercício de 2012.
Estes valores dever ser creditados pelo estado de Sergipe, através do BANESE - Banco do Estado de Sergipe em conta especificada por cada município e caso isto não ocorra dentro do prazo estipulado, os responsáveis sofreram sanções prevista por Lei.
O município de Canindé do São Francisco ira receber 1.416.825.498,36 referente ao ano de 2009 e 1.711.989.903,62 do ano de 2010.

Procurador do município diz que ainda cabe recurso no caso dos aprovados.

“Há uma decisão contraria e ainda cabe recurso” – Flávio Henrique.
Após a notícia dada com exclusividade em Paulo Afonso/Ba pelo Site Notícia do Sertão de que o STJ – Superior Tribunal de Justiça determinou a imediata contratação de todas as pessoas que foram aprovadas no concurso público da cidade e a demissão dos que estão ocupando as vagas. O Procurador do Município Flávio Henrique nos informou por telefone que, “ainda cabe recurso da decisão”.
Ele ainda disse que existe uma decisão contraria ao que foi determinado pela justiça. E que o representante do município ainda não recebeu a decisão. Dessa forma só vai se posicionar após o recebimento da mesma. E só depois disso é que vão avaliar o que deve ser feito.
Ainda segundo Flávio o recurso poderá ser apresentado ao próprio STJ ou ao STF – Superior Tribunal Federal.

Vai sobrar para o vice Jugurta demitir 2.138 Redas.

É que o titular da cadeira, Anilton Bastos, está em férias até o dia 16 de janeiro. Agora com a decisão do STJ – Superior Tribunal Federal os 1.864 aprovados no concurso público vão assumir suas funções e os que estão ocupando estas vagas devem ser demitidos imediatamente. Assim determinou a justiça.
Esta pendenga já dura um bom tempo e se nada de anormal, porque sempre pode acontecer, desta vez as pessoas que estudaram, se inscreveram e passaram no concurso, vão conseguir definitivamente trabalhar.
Durante esse tempo, foi formada uma comissão com várias pessoas que não deixaram o assunto ser esquecido. Estas pessoas, dentre elas o Júnior, merecem ser citadas como exemplo de lutador por uma causa. Parabéns a ele e a todos que passaram no concurso legitimo.

EXCLUSIVO: STJ determina que Anilton terá que demitir os trabalhadores temporários e chamar os aprovados no concurso.

Não cabe mais recurso e o prefeito está obrigado a cumprir a decisão.

O município de Paulo Afonso deve rescindir contratos temporários de trabalhadores que ocupam cargos para os quais há candidatos aprovados em concurso público. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, negou pedido de suspensão de segurança feito pelo município.

A contratação pela prefeitura de Paulo Afonso tanto de trabalhadores temporários quanto de servidores aprovados em concurso está sendo questionada judicialmente. Em 2010, o então presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, suspendeu determinação do tribunal baiano de imediata nomeação e posse dos candidatos aprovados em concurso em substituição aos trabalhadores temporários que exercem funções de cargos previstos na seleção.

Cesar Rocha suspendeu a nomeação dos concursados, a pedido do município, porque havia indícios de fraude no certame, como privilégios e suspeição de magistrados, que envolveria diversos candidatos. O ministro considerou que as nomeações deveriam permanecer suspensas até a conclusão das investigações.

Posteriormente, o Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública contra o município de Paulo Afonso, alegando irregularidade na contratação de pessoal em regime temporário. Por isso, pediu a imediata rescisão desses contratos e a nomeação dos aprovados em concurso. O pedido foi deferido em liminar pela justiça baiana.

Novo recurso

O município ingressou com nova suspensão de segurança no STJ, pedindo a extensão dos efeitos da decisão proferida pelo ministro Cesar Rocha para suspender a liminar concedida na ação civil pública.

O ministro Ari Pargendler ressaltou que, de acordo com o artigo 4º da Lei 8.437/92, liminares de objeto idêntico podem ser suspensas em uma única decisão. Nesses casos, o presidente do tribunal pode estender os efeitos da suspensão a liminares posteriores, mediante simples aditamento do pedido original.

Contudo, Pargendler avaliou que não se trata de objetos idênticos, pois a ação civil pública questiona a regularidade das contratações temporárias. O concurso público contestado ofereceu 1.864 vagas, mas o município contratou em regime temporário, sem processo seletivo, 2.138 pessoas para exercer exatamente as mesmas funções previstas no edital do certame.

Para o presidente do STJ, o perigo de demora se concretiza nas contratações temporárias em número superior às vagas oferecidas no edital do concurso, onerando ainda mais os cofres públicos e a coletividade. Por essa razão, ele negou o novo pedido do município, de forma que fica mantida a liminar que determinou a rescisão dos contratatos temporários e a nomeação dos candidatos aprovados no concurso. (Ascom/STJ)

1.1.12

2012. Começou o ano eleitoral. Você vai ser candidato?

No primeiro dia de 2012 é hora de conversarmos sobre o fato mais importante que ira acontecer para todos nós. Vem ai no mês de outubro as eleições para vereadores e prefeitos em todo o Brasil. Será à hora, mais uma vês, de pensarmos no que cada um quer de melhor para sua cidade. A oportunidade de mudarmos o que achamos errado naqueles que devem cuidar do patrimônio administrativo e moral da sociedade, mas que se desviaram e cometeram crimes. É o seu momento de barrar os corruptos e eleger a quem pode contribuir com a sociedade de maneira a temos menos roubo.
E se você é um dos que pensa em se candidatar a vereador, porque acha que pode ser uma dessas pessoas que querem mudar a história positivamente. Está chegando a sua hora. Antes porem deixa eu te contar uma coisinha. Você vai precisar ter passado antes por algumas dessas circunstâncias: terá que ter feito algo de positivo para a sua comunidade. Isso inclui trabalho social, político. Vai ter que ter um grupo de pessoas que o apóie e o queira candidato. Porque ninguém é candidato de si mesmo. Muitos ficam pelo meio do caminho por acreditar que bastar ser conhecido para se eleger. Isto é um dos muitos erros de quem quer ser eleito. E o mais importante de tudo para a campanha. Você terá que ter dinheiro. Muito dinheiro para conseguir fazer a sua proposta chegar ao restante dos eleitores que ainda não o conhece. Não basta ter amigos. Você é candidato de todo o povo da cidade. Para se ter uma idéia. Em Paulo Afonso na Bahia. Quem quer estar entre os possíveis eleitos, terá que desembolsar nada menos que R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Só assim você terá uma chance. E não é garantia de sucesso.
Mas se você não tem nenhuma dessas qualidades e está sendo convidado insistentemente para ser candidato, por um vereador já eleito, pelo prefeito, por um presidente de partido, por um comerciante, saiba que você está sendo usado para eleger outra pessoa. O que essas pessoas estão querendo mesmo é os poucos votos que você vai ter para somar. É o chamado Quociente Eleitoral. E o que é isso mesmo? É a divisão do número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher na Câmara de Vereadores, desprezando a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior. Complicado? Nada! Para simplificar, basta saber que para ser eleito um candidato precisa obter um número específico de votos determinado pela justiça eleitoral. E se alguém não consegue sozinho isso, ele vai precisar juntar os votos de todos os candidatos daquele partido para chegar ao número necessário. Basta dizer que só o candidato que tiver conseguido a maior quantidade de votos vai ser eleito e que os seus votos ajudaram a ele estar na cadeira de vereador por quatro anos. Pois é, você está sendo usado para eleger os mesmos, os de sempre. Basta dar uma olhada na composição da Câmara de Vereadores da sua cidade nos últimos 12 anos. Veja que a maioria esmagadora dos que lá estão são os mesmos.
Depois de eleitos. Nenhum deles vai reconhecer a sua ajuda e você será um candidato derrotado e sem emprego. E se gastou alguns poucos trocados, vai estar mais pobre. Por isso, neste ano de 2012, pense muito no que vai fazer da sua vida. Se for ser candidato, seja porque tem a possibilidade de competir para ser eleito. Não seja usado e nem use os seus poucos eleitores para reconduzir as Câmaras de Vereadores ou mesmo as Prefeituras aqueles que você tanto critica. Você já está bastante crescidinho para ser usado como massa de manobra.
E que venham as eleições de 2012.