REUNIÃO DO FÓRUM REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, SERÁ DIA 13 DE NOVEMBRO, EM PAULO AFONSO-BA.

A Reunião da Região de Itaparica (Estado Bahia), será em Paulo Afonso/BA, no dia 13 de novembro de 2009, das 08:30 às 14:00 horas, no Auditório do CFPPA – Centro de Formação de Profissionais de Paulo Afonso (mais conhecido como Escolinha da Chesf).

O Fórum Metropolitano de Economia Solidária convida os representantes e membros dos Fóruns Regionais para participar de reunião com objetivo levantar discussões quanto à estruturação e fortalecimento dos fóruns regionais, fazer um balanço do andamento das atividades do movimento na reunião, discutir aspectos relativos a Feira e Conferências de Economia Solidária, além de debater as práticas e conceitos da Economia Solidária e formas de apoio e cooperação, visando desenvolver o setor.

É importante ressaltar que fóruns são compostos empreendimentos de economia solidária, gestores públicos e entidades de apoio, além é claro, de qualquer pessoa que queira se inserir ou entender melhor as temáticas da Economia Solidária. Para o seu funcionamento é fundamental o engajamento e participação ativa de todos.

Segundo as diretrizes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, tais atores são descritos da seguinte forma:

Empreendimentos Econômicos Solidários são organizações com as seguintes características:
1) Coletivas (organizações suprafamiliares, singulares e complexas, tais como associações, cooperativas, empresas autogestionárias, clubes de trocas, redes, grupos produtivos, etc.);
2) Seus participantes ou sócias/os são trabalhadoras/es dos meios urbano e/ou rural que exercem coletivamente a gestão das atividades, assim como a alocação dos resultados;
3) São organizações permanentes, incluindo os empreendimentos que estão em funcionamento e as que estão em processo de implantação, com o grupo de participantes constituído e as atividades econômicas definidas;
4) Podem ter ou não um registro legal, prevalecendo a existência real;
5) Realizam atividades econômicas que podem ser de produção de bens, prestação de serviços, de crédito (ou seja, de finanças solidárias), de comercialização e de consumo solidário.

Entidades de assessoria e/ou fomento são organizações que desenvolvem ações nas várias modalidades de apoio direto junto aos empreendimentos solidários, tais como: capacitação, assessoria, incubação, pesquisa, acompanhamento, fomento à crédito, assistência técnica e organizativa.

Gestores públicos são aqueles que elaboram, executam, implementam e/ou coordenam políticas de economia solidária de prefeituras e governos estaduais.

Portanto, durante o mês de novembro, serão realizadas reuniões com os diversos Fóruns Regionais, em data e local a ser confirmado. O fórum pretende reunir empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e gestores públicos do seu território. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento da economia solidária na sua região e no Estado da Bahia como um todo.
· Feira de Economia Solidária (11 a 13 de dezembro de 2009 – Salvador/BA)

Nenhum comentário: