Presidente Lula participa de evento em comemoração.

Nesta sexta-feira (20/11), às 17h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça Castro Alves, em Salvador (BA). Na ocasião, o Presidente assinará 29 decretos para a titulação de comunidades de quilombos, em 13 estados e também será lançado o Selo Quilombola, marca que será atribuída aos produtos artesanais confeccionados por comunidades de remanescentes de quilombos de todo o País.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado na data de morte de Zumbi, principal líder do Quilombo dos Palmares. Além do ato na Praça Castro Alves, serão realizadas outras atividades como o lançamento da Fase 2 do A Cor da Cultura, projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, por meio de programas audiovisuais. Iniciado em 2004, o projeto tem apoio na Lei n° 10.639/03, a qual estabelece o ensino de história da África e dos negros brasileiros nas escolas de todo o País. Com o novo contrato, a Petrobras destinará R$ 9 milhões para a implementação da nova fase, que compreende ações presenciais, de comunicação, monitoramento e de produção e distribuição de novos conteúdos.

A programação em Salvador inclui a apresentação de artistas locais e show de encerramento do ato público com a cantora Margareth Menezes. Em 21 de novembro, serão promovidas atividades voltadas para o público infantil, e em 22 de novembro, será realizada a Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa.

SEPPIR – Criada em 21 de março de 2003, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) atua na luta contra o preconceito e promove a igualdade racial no Brasil. Um dos principais avanços da SEPPIR é ter inserido o debate sobre o tema na agenda nacional, sensibilizando o governo, a sociedade civil e o setor produtivo.

Nenhum comentário: