A presidente da Associação e coordenadora do mercado, Cleide
Costa, ressalta a mudança de vida gerada pelo mercado para os feirantes da
região. “A nossa vida melhorou muito, tanto a minha como a dos outros
feirantes. Hoje, temos a oportunidade de organizar o nosso mercado e todo mundo
que entra, elogia. Além dos produtos da agricultura familiar vendidos, como
tomate cereja, mandioca, cebola e cenoura, nos restaurantes são servidas
comidas típicas da agricultura familiar, como galinha caipira, beiju e cuscuz”,
comentou Cleide. No total, 70% dos feirantes do mercado são mulheres, o que
reforça o empoderamento feminino no local.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o
desempenho do mercado de Santana comprova que a estratégia do Governo do Estado
em construir ou requalificar mercados municipais por toda a Bahia muda a
realidade dos municípios. “O Governo imprimiu um ritmo acelerado de entrega de
obras estruturantes, inclusive com a entrega de mercados municipais. Já são 187
mercados municipais requalificados. O de Santana foi um dos primeiros entregues
nessa rotina e está sendo bem gerido, inclusive com o protagonismo da
agricultura familiar na gestão do mercado”, pontuou Jeandro.
O prefeito de Santana, Marcão Cardoso, reforça a qualidade e
preservação do novo mercado. “O mercado estava caindo na cabeça dos feirantes e
os boxes estavam servindo de depósito para os supermercados e outras lojas da
região. Então, com a reconstrução completa do mercado, graças aos investimentos
do Governo do Estado, o equipamento deu mais conforto e segurança para os
feirantes e para os clientes, tanto que hoje é conhecido como o shopping da
agricultura familiar”, enfatizou Marcão.
Por: Silvia Costa.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santana.
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