Também foi realizada visita ao Empório da Agricultura Familiar no Mercado do Rio Vermelho, onde estão disponíveis produtos da agricultura familiar baiana.
Outras estratégias para potencializar o acesso dos agricultores e seus empreendimentos ao mercado, apresentadas durante a programação, são a Coordenação de Inteligência de Mercado, contratação de Especialistas Temáticos, Assistência Técnica em Gestão (ATEG), Plano de Negócio Participativo, Participação em Feiras e Rodadas de Negócios, Elaboração e disponibilização de materiais de apoio (Cartilhas, Guias e Manuais de Boas Práticas), Desenvolvimento de Produtos, Marcas, Rótulos e Embalagens, entre outros.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o Bahia Produtiva fez investimentos a partir de uma construção coletiva sobre a realidade da demanda local. “Essa é uma grande metodologia que o projeto nos trouxe e a troca de experiência é sempre muito boa. Estamos iniciando novos projetos e fazer essa troca de experiências faz um Nordeste cada vez mais forte”.
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirmou
que fazer intercâmbio com outros estados é sempre importante para avançar.
“Eles estão conhecendo a experiência do Bahia Produtiva e, com certeza, temos
muito a aprender com cada estado”.
Programação
Até a próxima sexta-feira (05), o grupo com representantes
do Nordeste visitam organizações produtivas que possuem experiências exitosas
como a Cooperativa dos Agricultores de Itaberaba (Coopaita), a Cooperativa
Agroindustrial de Pintadas (Cooap), a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia
(FrigBahia) e Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão), em Pintadas; a
Cooperativa Agropecuária de Giló (Coopag), em Várzea Nova; e a Cooperativa de
Produção do Piemonte (Coopes), em Capim Grosso.
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